Brasileirão está cheio de surpresas, tem dança dos técnicos e dispensa de Jô do Corinthians

Cuiabá complica o líder

O Cuiabá venceu o Corinthians por 1 a 0 na noite da terça-feira (7), na Arena Pantanal, pela abertura da 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas continua na zona de rebaixamento. Ainda sem o técnico Antônio Oliveira, que assistiu à partida das tribunas, o Dourado contou com a lei do ex em um golaço de Uendel (passou pelo rival entre 2014 e 2016), conseguiu sua primeira vitória em casa na competição, deixou rivais para trás e ainda pode fazer o Timão perder a liderança: a missão da equipe de Vítor Pereira, agora, é torcer por tropeço do Palmeiras, que jogou na quinta-feira (9). Com uma escalação alternativa e quatro mudanças logo no intervalo, o Corinthians não conseguiu o empate e perdeu uma invencibilidade que já durava 11 jogos. 

O Corinthians volta a campo no próximo sábado (11) para enfrentar o Juventude, na Neo Química Arena. Também no sábado, o Cuiabá recebe o Bragantino, na Arena Pantanal – os dois jogos são válidos pela 11ª rodada do Brasileirão.

Red Bull Bragantino supera Flamengo e derruba Paulo Souza

Luan Cândido fez o gol do triunfo Massa Bruta sobre o Rubro-Negro, nesta quarta-feira (8), em Bragança Paulista (SP)

O Red Bull Bragantino voltou a vencer após cinco jogos no Brasileirão Assaí. Pela décima rodada, Luan Cândido marcou e Massa Bruta bateu o Flamengo por 1 a 0, na quarta-feira (8), no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP). Com os três pontos somados, o Braga chega a 13 e está em 11º lugar. O Fla permanece com 12, na 14ª colocação e demitiu o técnico Paulo Souza.

O Bragantino, que estava perto da zona de rebaixamento, sobe na tabela e chega à nona colocação, com 13 pontos. O Flamengo, por outro lado, perde a chance de encostar no pelotão de cima e cai para 14ª posição, com 12 pontos.

Os dois times entram em campo no sábado, 11. O Bragantino visita o Cuiabá, às 19h, na Arena Pantanal. O Flamengo visita o Internacional, às 21h, no Beira-Rio.

Ceará quebra tabus em BH

O Ceará venceu o América-MG por 2 a 0, no Independência, na noite da quarta (8), e deu fim à invencibilidade de 14 jogos do Coelho sem perder em casa, pelo Brasileirão. O atacante Mendoza marcou os dois gols do Vozão, um em cada tempo. Com o resultado, o time cearense chegou a 13 pontos e se afastou da zona de rebaixamento. Já o América caiu para sexto, com 14 pontos. 

Com a derrota, o Ceará dá fim à invencibilidade do América jogando no Horto. O Coelho não perdia em casa há nove meses. Foram 14 jogos sem sair derrotado de campo. A última derrota em casa, pelo Brasileiro, foi o 2 a 0 para o Bragantino, em 23 de agosto de 2021. O triunfo do Ceará também encerra o tabu de 10 anos sem vencer o América pelo Brasileirão. A última vez que o Coelho havia perdido para o Vozão foi por 4 a 0, pela 10ª rodada do Brasileiro 2011, no estádio Presidente Vargas (CE).

O América encara o São Paulo no domingo (12), no Morumbi, às 16h. Já o Ceará viaja para jogar contra o Goiás, na Serrinha. Ambos os jogos pela 11ª rodada do Brasileirão.

Furacão derruba Juventude no Sul

De virada, o Athletico venceu o Juventude por 3 a 1, na noite da quarta-feira (8), no Alfredo Jaconi, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Pablo, David Terans e Vitor Bueno marcaram os gols do Furacão. Jadson fez para o Papo. O Athletico pulou de oitavo à vice-liderança e, com o tropeço dos adversários, já garantiu o G-4. O Juventude segue no Z-4 e recebeu vaias da torcida após o jogo.

O Juventude caiu para 18ª, com 10 pontos, e está a um ponto de sair do Z-4. O Athletico é agora o segundo colocado, com 16 pontos, dois atrás do líder Corinthians. O Juventude volta a campo contra o Corinthians no sábado (11), na Neo Química Arena. Já o Athletico visita o Fortaleza no domingo (12), no Castelão. Os jogos são válidos pela 11ª rodada da Série A.

Dragão vence nos acréscimos

Foi suado, mas o Atlético-GO voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Na quarta-feira (8)-, em jogo da 10ª rodada, o Dragão marcou aos 47 minutos do segundo tempo e venceu o Avaí por 2 a 1, no Antônio Accioly, em Goiânia. O gol salvador foi marcado por Wellington Rato, em condição legal após chute de Marlon Freitas. No primeiro tempo, Gabriel Baralhas, para o Atlético-GO, e Bissoli, para o Avaí, já tinham balançado as redes. A partida também foi marcada por muitos gols desperdiçados. No primeiro tempo, Churín perdeu gol feito para o Dragão. Na etapa final, Muriqui não deixou por menos e também perdeu chance incrível.

Com a vitória, o Atlético-GO chega aos 10 pontos. O time rubro-negro segue na zona de rebaixamento, mas agora já com possibilidades de deixar o Z-4 na próxima rodada. O Dragão visita o Fluminense, sábado (11), no Maracanã. O Avaí, por sua vez, chega ao quinto jogo seguido sem vitória e cai para a 16ª posição, com 11 pontos. O Leão volta a campo na próxima segunda-feira (13), fora de casa, contra o Botafogo.

Empate na Vila!

Santos e Internacional ficaram no empate por 1 a 1 na noite da quarta-feira (8), na Vila Belmiro, em jogo válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro – resultado que tira a chance de o Peixe subir na tabela e de o Colorado entrar no G-4, até pela derrota do Atlético-MG para o Fluminense. No fim, porém, o resultado traduz um jogo equilibrado, de chances perdidas dos dois lados e dois gols – Lucas Braga, para o Santos, e Bruno Méndez, para o Inter. Ainda assim, os donos da casa deixam o jogo com reclamação: um gol de Eduardo Bauermann anulado no primeiro tempo gerou polêmica e muitas reclamações dos santistas. E os visitantes com uma lamentação: teve as melhores chances de vencer no fim e parou na grande atuação do goleiro João Paulo, eleito Craque do Jogo.

O Santos vai ao Mineirão enfrentar o Atlético-MG no próximo sábado (11), enquanto o Inter recebe o Flamengo também no sábado, no Beira-Rio. Os dois jogos são válidos pela 11ª rodada do Brasileirão.

Chuva de gols no Maracanã

Não faltou gol no Maracanã. O Fluminense foi mais eficiente e saiu vitorioso, com 5 a 3 sobre o Atlético-MG na noite desta quarta-feira, pelo Brasileiro. O placar faz jus ao espírito das duas equipes, que se lançaram ao ataque e se expuseram aos adversários. O time da casa foi superior por quase toda a partida, viu os mineiros igualarem o placar, mas tomou à frente com autoridade. Os gols do Fluminense foram marcados por: Cano (2), Luiz Henrique, Arias e Samuel Xavier. Pelo lado do Atlético-MG Hulk, Sasha e Jair marcaram.

Com o resultado, o Galo perdeu a chance de assumir a liderança e perdeu uma posição – agora é o quarto colocado, com 16 pontos. O Fluminense, por sua vez, subiu seis posições, e agora é o sétimo, com 14 pontos. Se afastou da zona de rebaixamento e se aproximou do G-4. As duas equipes voltam a campo no próximo sábado (11). O Fluminense terá pela frente o Atlético-GO, no Maracanã. Enquanto o Atlético-MG vai receber o Santos, no Mineirão.

Dorival Júnior deixa Ceará a caminho do Flamengo

O técnico Dorival Júnior está de saída do Ceará para o Flamengo. Dorival assinará contrato até dezembro deste ano com o Rubro-Negro e assumirá o posto de Paulo Sousa, cuja demissão ainda não foi anunciada.

Dorival Júnior chegou ao Ceará após a saída do Tiago Nunes, no dia 28 de março deste ano, e deu nova cara ao time. Começou a usar três volantes, recuperou jogadores que estavam em fase ruim, como o atacante Cléber, e comandou a equipe na ótima campanha na Copa Sul-Americana.

O Ceará foi o único clube que venceu os seis jogos da fase de grupos do torneio. Em 73 dias sob o comando do treinador, o Vozão venceu 11 jogos, empatou quatro e perdeu três.

A saída de Dorival, que ganhou o carinho da torcida do Ceará, é um duro golpe para a equipe, que vem em ascensão na Série A – chegou a ocupar o Z-4 e atualmente está no 12º lugar, com 13 pontos, um a mais que o Flamengo.

Dorival Júnior comandará o Flamengo pela terceira vez. Na primeira passagem, chegou ao clube em julho de 2012. Naquele ano, a equipe terminou o Brasileirão em 11º lugar. O treinador foi mantido para o ano seguinte, mas acabou demitido em março de 2013 porque não aceitou reduzir seus salários em 50%, como desejava a diretoria rubro-negra. Foram 15 vitórias, 11 empates e 10 derrotas do time nesse período.

Em setembro de 2018, Dorival Júnior voltou ao Flamengo para comandar a equipe na reta final do Brasileirão. Em 12 jogos, foram sete vitórias, três empates e duas derrotas. A campanha levou o time ao vice-campeonato nacional. Um dos casos mais emblemáticos do treinador naquele ano foi o desentendimento com Diego Alves, que se recusou a viajar a Curitiba e foi afastado.

Apesar da boa campanha, Dorival não ficou em 2019. Recém-eleito para presidir o clube, Rodolfo Landim acertou a contratação de Abel Braga. No fim de 2019, Dorival fez um acordo com o Flamengo para receber cerca de R$ 13 milhões a que tinha direito.

Corinthians e Jô rescindem contrato

Jô está fora do Corinthians. Clube e atacante acertaram na quinta-feira (9) a rescisão de contrato de forma amigável após o jogador ser flagrado tocando pagode em um bar de São Paulo na terça e faltar ao treinamento de quarta.

O centroavante de 35 anos tinha contrato até o fim de 2023, mas abriu mão de todo o dinheiro que teria de receber no restante de seu contrato (18 meses). Ele está liberado para procurar outro clube.

Nesta temporada, Jô participou de 19 jogos, com quatro gols marcados. O centroavante não esteve em Cuiabá por conta do trauma no pé que o tirou dos últimos três jogos. Ele se machucou no empate por 1 a 1 com o Always Ready, no dia 26 de maio. Desde então, perdeu as partidas contra América-MG (casa), Atlético-GO (fora) e Cuiabá (fora).

A falta ao treino não foi um erro isolado. Em março, o jogador se ausentou de dois treinamentos após viajar para curtir seu aniversário. A diretoria e o próprio técnico português disseram que não perdoariam uma nova falha do jogador, que já vinha de outros problemas extracampo em 2021.

Fonte: AcheiUSA