Envio de imigrantes para prisões em quatro estados será limitado pelo ICE

O Immigration and Customs Enforcement (ICE) não enviará mais imigrantes detidos para quatro prisões no sul, incluindo uma prisão no Alabama que há anos é alvo de reclamações.

De acordo com um comunicado, o ICE deixará de usar a cadeia do condado de Etowah, localizada em Garden, Alabama, como centro de detenção “o mais rápido possível”. Esta prisão tem um “longo histórico de deficiências”, que foram detectadas durante as inspeções das instalações, e também tem “significado operacional limitado” para a agência.

Além disso, o ICE reduzirá o uso de três outras prisões: Moore Haven, na Flórida, em parte devido a “preocupações persistentes” relacionadas aos cuidados médicos que os detentos recebem; o Centro Correcional Winn em Winnfield, Louisiana; e o Centro de Detenção do Condado de Alamance, em Graham, North Carolina, que será usado apenas para custódia de curto prazo, disse a agência.

A nota acrescenta que essas ações fazem parte do compromisso do secretário de Segurança Nacional, Alejandro Mayorkas, de revisar as condições das instalações de detenção de imigrantes e determinar se atendem aos padrões, são “humanitárias” e representam um uso adequado dos recursos O departamento continuará a avaliar a situação de outros centros de detenção em todo o país e o tratamento dos detidos.

O pessoal do ICE e os imigrantes detidos nessas prisões serão transferidos para outros centros. Por meio de parcerias com governos locais, o ICE paga prisões de condados em todo o país para abrigar imigrantes que enfrentam processos de remoção. Embora alguns desses acordos tenham expirado e não tenham sido renovados, centenas de prisões ainda têm acordos com a agência de imigração.

 

Fonte: Brazilian Press