EUA testam novo método para acelerar pedido de asilo de imigrantes na fronteira

O novo método do “Departamento de Segurança Interna” prevê acelerar pedidos de asilo na fronteira

Os imigrantes que entrarem nos EUA ilegalmente serão examinados por oficiais de asilo enquanto estiverem sob custódia, em um experimento limitado que lhes dá acesso a aconselhamento jurídico

Da Redação – Por determinação do “Departamento de Segurança Interna dos EUA” na sexta-feira (7), os imigrantes que entrarem no país ilegalmente serão examinados por oficiais de asilo enquanto estiverem sob custódia, em um experimento limitado que lhes dá acesso a aconselhamento jurídico. A nova abordagem começará com um pequeno número de imigrantes, já na próxima semana. 

As autoridades disseram que o julgamento faz parte dos preparativos para o fim de uma regra relacionada à pandemia prevista para 11 de maio, que suspendeu o direito de asilo para muitos. Se ampliado, o novo controle pode significar uma grande mudança na forma como as pessoas que chegam em solo americano em busca de asilo são processadas.

Funcionários da “Segurança Interna” disseram que começarão a trabalhar com um provedor de serviços jurídicos. As entrevistas acontecerão em uma grande instalação temporária da “Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA” equipada com linhas telefônicas que serão usadas para as audiências, disseram as autoridades. .

O governo Biden diz que a nova tentativa garante o acesso à assistência jurídica e exige que as revisões sejam conduzidas por oficiais de asilo dos “Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA”, e não por agentes da Patrulha de Fronteira, como era o caso no governo de Donald Trump.

Atualmente, leva cerca de quatro semanas para realizar uma entrevista de triagem e, se alguém não atender aos critérios, outras quatro a cinco semanas para o transporte aéreo de volta a seus países, disseram as autoridades. A nova tática visa reduzir esse tempo para menos de 72 horas, o máximo permitido para reter alguém em uma instalação do CBP sob a política da agência.

As autoridades de “Segurança Interna” estimaram que as entradas ilegais do México podem aumentar para até 13.000 por dia após a expiração do “Título 42”, ante cerca de 5.500 em fevereiro.

Atualmente, poucos imigrantes são rastreados na fronteira se expressarem medo de serem devolvidos ao seu país, e muitas vezes são liberados para buscar asilo em tribunais de imigração dos EUA, o que leva anos.

Fonte: Nossa Gente