CocoCay, a ilha privativa da Royal Caribbean nas Bahamas

Já se tornou comum armadoras de cruzeiros comprarem ou arrendarem pequenas ilhas no Caribe, que se tornam praticamente uma extensão dos navios – com o adicional, é claro, das praias. A medida é bem-vinda porque poupa alguns destinos paradisíacos, mas com pouca infraestrutura, de serem momentaneamente invadidos por milhares de cruzeiristas. Seguindo essa tendência, a Royal Caribbean adquiriu um pedaço de terra pertencente ao território das Bahamas, a cerca de 88 quilômetros da capital Nassau.

A localização já é garantia de clima agradável o ano inteiro, com temperaturas durante o dia sempre entre 25ºC e 32ºC, mas foram investidos quase R$ 1 bilhão para transformar a ilha privativa de um quilômetro e meio de comprimento em um grande resort. Inaugurado em maio de 2019, o lugar foi batizado de CocoCay e desde então faz parte do itinerário de todos os navios das classes Oasis, Quantum e Freedom pelo Caribe (veja aqui todos os cruzeiros com parada na ilha).

A vista de CocoCay a partir da popa do navio. Crédito: Royal Caribbean/Divulgação

O destino impressiona antes mesmo do desembarque. Como os navios estacionam ali de ré, a popa proporciona uma visão de longe de Cococay, com seus toboáguas altíssimos e coloridíssimos contrastando com o mar azul-turquesa. A dica é tomar café da manhã bem cedo e sair o quanto antes para curtir o lugar ainda vazio: apenas dois navios podem atracar na ilha por dia, mas isso é suficiente para que até oito mil pessoas sejam despejadas de uma vez na ilha.

Vá usando roupa de banho e chinelos e leve consigo apenas o essencial – cartão do quarto, óculos de sol e protetor solar. Se tiver adquirido o serviço de internet a bordo, você também poderá usar o wi-fi da ilha, então vale a pena carregar o celular consigo em uma capa à prova d’água.

O acesso à CocoCay é bastante simples graças à construção de um longo píer, que permite que os navios atraquem diretamente. Dessa forma, não há necessidade de utilizar barcos menores para fazer o transporte dos cruzeiristas até a terra firme. Como o caminho da embarcação até a entrada do complexo é relativamente longo, existem carrinhos gratuitos que levam de um ponto ao outro e circulam por todo o restante da ilha.

Os navios ficam atracados durante um dia em CocoCay. Crédito: Royal Caribbean/Divulgação

Praias e piscina de água doce

Logo na entrada, vire à esquerda, atravesse uma passarela e caminhe por cerca de cinco a dez minutos para ter acesso às principais praias de CocoCay, que são Harbour Beach, Chill Island e South Beach. No meio do caminho entre as três há vestiários, banheiros, quiosques para pegar toalhas limpas e, caso você não tenha seguido o meu conselho de levar apenas o essencial, lockers para guardar os pertences.

Não é preciso trazer as toalhas do navio – há quiosques em pontos estratégicos da ilha para pegar toalhas limpas. Crédito: Royal Caribbean/Divulgação

Na dúvida de onde se instalar, saiba que Harbour Beach fica em torno de uma laguna, enquanto Chill Island e South Beach são voltadas para o mar aberto. Outra diferença é que Harbour Beach possui um clima mais tranquilo, enquanto a Chill Island promove atividades não incluídas na tarifa do cruzeiro, como caiaque, snorkel e stand-up paddle. Já South Beach é munida de quadras de basquete e vôlei de areia.

Areia branquinha, água cristalina e espreguiçadeiras. Crédito: Royal Caribbean/Divulgação

Falando nela, a areia é sempre branca e fina e as águas são calmas e cristalinas, mas é preciso alinhar as expectativas em relação à cor do mar, que pode ficar um pouco mais turva nos dias nublados. Todas as praias possuem espreguiçadeiras e guarda-sóis de uso livre, mas quem busca mais conforto também pode pagar uma taxa extra para usar uma das cabanas privativas, que têm sofá, tomada USB, locker próprio e serviço de garçom.

Nas praias, as cabanas privativas garantem conforto e privacidade. Crédito: Royal Caribbean/Divulgação

O maior upgrade, no entanto, é se instalar no Coco Beach Club, que fica ao lado de South Beach. Ali foram construídas uma piscina de borda infinita exclusiva e decks flutuantes com capacidade para até oito pessoas. O espaço é munido de rede sobre as águas, mini toboágua, chuveiro, geladeira, mesa para quatro pessoas e uma espécie de sala de estar refrescada por um ventilador de teto. Caso queira ter essa experiência, é importante reservar o quanto antes pelo site da Royal Caribbean, já que não é raro elas se esgotarem antes mesmo do início do cruzeiro.

Um deck flutuante para chamar de seu. Crédito: Royal Caribbean/Divulgação

Entre o Coco Beach Club, a Chill Island e a Harbour Beach fica a Oasis Lagoon, a maior piscina de água doce do Caribe e provavelmente a mais lotada também. O sucesso se deve em parte à presença de um bar molhado servindo drinks coloridos e petiscos, mas principalmente porque essa é a única piscina do complexo de livre acesso.

A Oasis Lagoon e o seu disputado bar molhado. Crédito: Royal Caribbean/Divulgação

Atividades para as crianças

Voltemos para a entrada de CocoCay. Logo em frente fica o Captain Jill’s Galleon, um brinquedão em formato de barco pirata com escorregadores e canhões d’água. Um pouco mais adiante, já no miolo da ilha, a Splashaway Bay também diverte os pequenos com mais uma porção de escorregadores e canhões, além de fontes, canos e baldes que espirram água para tudo quanto é lado. Essas duas áreas infantis são gratuitas, mas pode ser que os mais velhos já não vejam tanta graça na brincadeira.

Como a água não bate nem no tornozelo, a Splashaway Bay não chega a ser uma piscina, mas um brinquedão aquático. Crédito: Royal Caribbean/Divulgação

Uma alternativa pode ser colocá-las em uma das duas atrações pagas que proporcionam vistas incríveis de CocoCay: a Zip Line Takeoff, tirolesa de 487 metros de comprimento que corta boa parte da ilha a 15 metros de altura, e o Up, Up and Away, balão elevado a 135 metros do chão que é considerado o mirante mais alto das Bahamas. Ainda que sejam experiências bacanas, o valor acaba sendo melhor investido no parque aquático Thrill Waterpark que, esse sim, faz as crianças de todas as idades pirarem.

A tirolesa é dividida em três “etapas” e sobrevoa as atrações da ilha. Crédito: Royal Caribbean/Divulgação

Parque aquático

Virando dessa vez à direita na entrada de CocoCay, o Thrill Waterpark só pode ser acessado por quem tiver comprado antecipadamente o passe de meio dia ou de dia inteiro (crianças de até três anos não pagam). A checagem é feita pelo cartão do quarto e, na sequência, você recebe uma pulseira para poder entrar e sair do parque aquático quantas vezes quiser durante o período contratado. Depois disso, os visitantes já dão de cara com os banheiros, vestiários, quiosques para pegar toalha limpa e os lockers para guardar os pertences.

Continua após a publicidade
Para guardar os pertences, basta encontrar um locker que esteja aberto, escolher uma senha de quatro dígitos e fechar a porta para trancar o armário. Crédito: Royal Caribbean/Divulgação

A primeira atração que se vê é a Daredevil’s Tower, uma torre de mais de 40 metros de altura que reúne sete toboáguas identificados por cores diferentes. O segredo aqui é que nem sempre os mais altos são sinônimo de mais emoção. No último andar do brinquedo, o Devil’s Peak proporciona boa dose de adrenalina na queda cheia de curvas, que se estende por 232 metros de comprimento e 35 segundos. Mas o frio na barriga é bem mais intenso nos dois toboáguas Dueling Demons, que ficam na metade da torre: trancado de pé dentro de uma cápsula, você escuta uma contagem regressiva enquanto aguarda o piso literalmente se abrir sob os pés. Já a Screeching Serpent, a 15 metros de altura, causa uma sensação parecida porque o escorregador já começa em um ângulo de quase 90º.

Não há quem chegue ao final dos toboáguas sem soltar pelo menos um grito. Crédito: Royal Caribbean/Divulgação

Depois de enfrentar as descidas da Daredevil’s Tower, todo o resto vai parecer moleza – mas isso não torna os toboáguas do Splash Summit menos divertidos, pelo contrário. A graça aqui é aproveitar as descidas com mais calma e muitas risadas a bordo de tapetes e boias. Sugiro começar pelo Splash Speedway, em que você se lança de bruços sobre um tapete de borracha: são quatro escorregadores com desenhos multicoloridos nas paredes, que proporcionam um efeito calendoscópico ao passar por eles.

Também dá para apostar corrida com os amigos no Splash Speedway. Crédito: Royal Caribbean/Divulgação

Já o Twister e o Slingshot devem ser percorridos em boias para duas a quatro pessoas. Os percursos possuem algumas diferenças, mas em geral lançam as boias a velocidades consideráveis, fazendo-as girar em enormes discos e subir e descer por paredões.

O Slingshot termina lançando as boias em um enorme paredão. Crédito: Royal Caribbean/Divulgação

Por fim, o parque aquático de CocoCay ainda reserva duas piscinas que são o maior sucesso entre a garotada: a Wave Pool, cujas ondas artificiais fazem um contraponto ao mar sereno das Bahamas, e a Adventure Pool, que dá de dez nas demais áreas infantis do complexo com uma porção de obstáculos divertidos. As crianças brincam de pular de uma plataforma flutuante para a outra, se penduram em cordas e atravessam redes, entre outras estripulias, sempre com a segurança de eventualmente cair na água da piscina.

Mil possibilidades de brincadeiras na Adventure Pool. Crédito: Royal Caribbean/Divulgação

Alimentação

CocoCay funciona como uma extensão do navio e, por isso, estão incluídas todas as comidas, refrigerantes, sucos e águas. Caso você tenha contratado um pacote de bebidas alcóolicas, ele também continua valendo normalmente na ilha. As opções de alimentação não são tão variadas quanto a bordo do navio, mas ainda assim os buffets não deixam a desejar.

A praia de Chill Island é atendida pelo Chill Grill, enquanto a Harbour Beach e a piscina Oasis Lagoon ficam coladas no Skipper’s Grill. Os dois restaurantes servem tanto churrasco quanto comida mexicana, sendo que é possível montar tacos e burritos do jeito que você preferir.

Os buffets de saladas, churrasco, comida mexicana e sobremesas no Skipper’s Grill. Crédito: Royal Caribbean/Divulgação

Já no parque aquático Thrill Waterpark, entre as piscinas Wave Pool e Adventure Pool, o Snack Shack prepara hambúrgueres, sanduíches de frango e hot dogs, além de porções de batata frita e de palitos de mussarela.

O problema é que, como as mesas ficam espalhadas ao ar livre, nem sempre é possível encontrar um lugar com sombra. E, para piorar, gaivotas estão sempre à espreita para roubar a comida de algum cruzeirista desavisado. Eu mesma perdi o meu burrito quando levantei para pegar mais gelo, que debaixo de todo aquele sol derreteu antes mesmo de eu voltar à mesa e descobrir o furto.

Entre um toboágua e outro, pausa para uma poção de mozzarella sticks no Snack Shack. Crédito: Royal Caribbean/Divulgação

Se preferir uma refeição com menos perrengue, o Coco Beach Club possui um restaurante próprio chamado The Grille com pratos à la carte, incluindo peixes e lagosta. Nesse caso, porém, o almoço deve ser pago separadamente.

Outra dica importante é que todos os restaurantes da ilha abrem apenas na hora do almoço, de forma que é essencial tomar café da manhã no navio antes de desembarcar.

Resumindo: o que está ou não incluído em CocoCay?

-> Incluído: Transporte circular pela ilha; toalhas limpas; acesso às praias de Harbour Beach, Chill Island e South Beach; acesso à piscina Oasis Lagoon; uso das espreguiçadeiras e guarda-sóis; áreas infantis Captain Jack’s Galleon e Splashaway Bay; comidas e bebidas não alcóolicas no Chill Grill, Skipper’s Grill e Snack Shack.

-> Não incluído: Cabanas privativas; atividades como caiaque, snorkel e stand up paddle; acesso às cabanas flutuantes, restaurante e piscina de borda infinita do Coco Beach Club; tirolesa Zip Line; passeio de balão Up, Up and Away; acesso ao parque aquático Thrill Waterpark.

Leia tudo sobre cruzeiros

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo