Coreia do Sul volta a permitir importação de bonecas sexuais para adultos

Boneca sexual

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Bonecas sexuais geraram debate na Coreia do Sul

As autoridades da Coreia do Sul suspenderam a proibição de importação de bonecas sexuais do tamanho adulto.

A decisão ocorre após anos de debate sobre se o governo estava interferindo na vida privada da população sul-coreana.

A recente mudança agora permite que bonecas em forma de pessoas adultas possam entrar no país pela alfândega.

Mas bonecas que se assemelham a menores de idade ainda são proibidas, segundo o Serviço de Alfândega da Coreia.

Bonecas sexuais não são ilegais na Coreia do Sul. No entanto, milhares delas foram apreendidas na alfândega do país desde 2018.

As autoridades proibiram a importação dos objetos sexuais em tamanho real sob uma lei que restringe produtos que são vistos como “prejudiciais às tradições e à moral pública da Coreia do Sul.”

Os importadores inicialmente recorreram à Justiça, pedindo o relaxamento da proibição e a liberação das bonecas na alfândega. Eles argumentavam que os produtos “não atentam contra a dignidade humana.”

Em 2019, a Suprema Corte do país manteve a decisão de que as bonecas sexuais são usadas para uso pessoal e se enquadram na mesma categoria da pornografia, que é rigidamente regulamentada, mas legal do ponto de vista jurídico.

No entanto, por volta de 250 mil pessoas assinaram uma petição para impedir a importação dessas bonecas. O autor do pedido, que não se identificou, disse que os produtos “podem levar a um aumento de crimes sexuais.”

Mil bonecas guardadas na alfândega

A questão foi resolvida quando os funcionários da alfândega decidiram suspender a proibição.

Em comunicado, eles disseram que a decisão foi tomada após a revisão de decisões judiciais recentes e pareceres de agências governamentais relevantes, incluindo o Ministério da Igualdade de Gênero e Família.

A decisão também permite que os importadores retirem seus produtos da custódia do governo. Funcionários da alfândega disseram que ainda guardam mais de 1.000 bonecas sexuais que chegaram à Coreia do Sul nos últimos quatro anos.

Por outro lado, as autoridades alfandegárias afirmam terem proibido a entrada de bonecas sexuais que se assemelham a pessoas reais, como celebridades.

Não está claro se a proibição de venda também se aplica a bonecas sexuais produzidas no país que se parecem com menores de idade — tais restrições existem na Austrália, no Reino Unido e nos Estados Unidos.

Fonte: BBC