Mesmo na pandemia, Confins recebe 15º voo com deportados dos EUA nesta sexta

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado em Confins, na Região Metropolitana, deve receber, nesta sexta-feira (15), o 15º voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos. De acordo com a BH Airport, a previsão é que a aeronave aterrisse no terminal às 13h30.

Em outubro de 2019, a chegada do primeiro voo com deportados ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte marcou a retomada de uma medida que não era aceita pelo Brasil desde 2006, quando o Itamaraty alterou a política de trato de brasileiros no exterior. Segundo a BH Airport, ainda não há informações sobre o número de deportados a bordo desse 15º voo. O último pousou em Confins no dia 24 de abril, com 80 brasileiros a bordo.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o desembarque será monitorado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Logo após a aterrissagem, é verificado se há algum passageiro com sintomas da Covid-19. Segundo a concessionária que administra o aeroporto, até o momento, não houve nenhum passageiro sintomático em voos com deportados. Também devido ao coronavírus, os voos internacionais estão suspensos em Confins, a exceção dos voos com deportados. Brasileiros que vieram dos EUA em outros voos relataram maus-tratos. Na chegada, um deles, que não quis se identificar, disse que muitos passam fome durante a prisão. Homens, mulheres e crianças, de vários estados do país, desembarcam apenas com a roupa do corpo, documentos e o que sobrou do dinheiro que levaram.

Fonte: Brazilian Press