Viva Air entra em recuperação judicial, mas recebe oferta de compra da JetSmart

A companhia aérea colombiana de baixo custo Viva Air iniciou um processo de recuperação judicial para renegociar dívidas e manter suas operações. A low cost possui voos diretos ligando São Paulo à Medellin, além de oferecer passagens aéreas baratas para o mercado brasileiro com destino ao México, Caribe e Estados Unidos, fazendo conexão na Colômbia.

A Viva Air teve seu pedido de fusão com a Avianca negado pelas autoridades colombianas, que entenderam que haveria excessiva concentração no mercado doméstico, com a criação de um monopólio em 16 rotas que afetaria a concorrência. As empresas apelaram e ainda aguardam uma decisão final.

No entanto, recentemente, a Viva Air também recebeu uma proposta de compra da chilena JetSmart, que deseja adquirir 100% da concorrente. A novidade pode representar uma reviravolta na negociação, já que a JetSmart não opera voos domésticos na Colômbia e não tem quase nenhuma sobreposição de rotas com a Viva Air.

Em um comunicado ao mercado, a Viva Air declarou que estudou várias possibilidades, mas que “não conseguiu ter acesso a capital durante os últimos nove meses, dado que ainda não foi possível implementar sua integração com outra companhia aérea, que segue pendente de autorização por parte do governo nacional”. O comunicado diz ainda que “A Viva acolhe este processo de recuperação voluntária, que tem uma duração de 90 dias, a fim de reestruturar suas dívidas através de uma negociação com os seus principais credores para seguir operando sob condições sustentáveis que garantam a continuidade da empresa”

A empresa possui mais de 23 aeronaves e mantém operações domésticas na Colômbia e no Peru.

Vamos torcer para os voos para o Brasil não serem impactados pela situação financeira da empresa ou por eventual aquisição…

Veja como é voar com a Viva Air:

Com informações da Reuters.

Fonte: Melhores Destinos