Direito de imagemGetty ImagesO megaprodutor de cinema Harvey Weinstein se entregou nesta sexta-feira à polícia de Nova York, acusado de abuso e assédio sexual por mais de 70 mulheres, entre elas diversas atrizes hollywoodianas.
Weinstein ainda não foi formalmente indiciado, mas acredita-se que isso deva ocorrer em breve. Ele tem negado as acusações contra si.
Cofundador dos estúdios Miramax e da produtora Weinstein Co., ele foi um dos homens mais poderosos da indústria do cinema. Até que, a partir de reportagens do New York Times e da New Yorker, começaram a vir à tona diversos relatos de abusos, alguns de décadas atrás.
O caso de Weinstein serviu de gatilho para o movimento #MeToo, em que milhares de mulheres pelo mundo começaram a denunciar publicamente abusos e colocaram em evidência más condutas por parte de homens podersos em diversos setores – entretenimento, política e negócios, entre outros.
Veja como o caso evoluiu até agora:
5 de outubro de 2017
– O jornal The New York Times publica uma reportagem detalhando acusações que indicavam décadas de assédio sexual cometido por Harvey Weinstein; atrizes como Rose McGowan e Ashley Judd foram as primeiras a detalhar denúncias.
