Secretaria de Saúde do Distrito Federal a Foto: DivulgaçãoA secretaria de Saúde do Distrito Federal suspendeu, nesta sexta-feira, até segunda-feira, cirurgias, consultas e exames agendados por causa da paralisação dos caminhoneiros em todo o país. Segundo o órgão, apenas casos de emergência serão atendidos nos hospitais. Já as unidades básicas de saúde (UBS) ficarão fechadas durante o período.
O Samu também atenderá apenas os casos emergenciais. Segundo a secretaria, os procedimentos de urgência serão mantidos.
“A continuidade da paralisação dos caminhoneiros forçou a Secretaria de Saúde a tomar medidas para garantir o estoque de medicamentos, materiais médico-hospitalares e insumos da rede pública neste fim de semana”, diz a nota.
Os servidores das área afetadas pela suspensão dos serviços serão realocados para os atendimentos de urgência e emergência e demais serviços que continuarão a ser oferecidos. A secretaria diz que “qualquer servidor poderá ser convocado a atuar, independentemente do serviço, se o cenário se mantiver”.
A determinação foi acordada entre o secretário de Saúde, Humberto Fonseca; secretários-adjuntos de Saúde; a subsecretária de Infraestrutura, Liliane Menegotto; os superintendentes das Regiões de Saúde; o diretor-geral do Complexo Regulador, Sandro Rodrigues; e o diretor do Samu, Rafael Vinhal.
Quinto dia de greve dos caminhoneiros
A greve dos caminhoneiros contra a alta do preço do diesel chegou ao quinto dia trazendo caos para vários setores da economia e infraestutura, apesar do acordo firmado com o governo.
