Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, com filas, atrasos e cancelamentos de voos Foto: Givaldo Barbosa / Agência O GloboBRASÍLIA — A informação das companhias aéreas para os passageiros que chegam ao aeroporto Internacional de Brasília na manhã deste sábado é uma só: nenhum voo sai da capital do país por falta de combustível. De meia-noite até as 7h da manhã deste sábado, foram cancelados um total de 40 voos, sendo 31 pousos e nove decolagens.
A Infraero informou, nesta sexta-feira, que 11 aeroportos administrados pela estatal estão sem combustível por conta da greve dos caminheiros. Seis desses terminais estão em capitais: Palmas, Goiânia, Maceió, Recife, Vitória e João Pessoa. Os aeroportos de Carajás (PA), São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG), Ilhéus (BA) e Juazeiro do Norte (CE) também estão sem combustível. Apenas oito aeroportos são abastecidos regularmente com combustível: Guarulhos, Congonhas, Galeão, Santos Dumont, Porto Alegre, Confins (MG), Curitiba e Belém.
Por volta das 3h da madrugada, no aeroporot de Brasília, as principais companhias começaram a enviar comunicados de cancelamento para todos os voos marcados para esta manhã, orientando os clientes a não irem para o aeroporto e peramencerem em suas casas ou no hotel.
No saguão, o cenário é de caos.
