Pular para o conteúdo

Coreia do Sul diz que Kim Jong-un está comprometido com a desnuclearização

A reunião foi a mais recente reviravolta em uma semana de altos e baixos diplomáticos em torno das perspectivas de uma cúpula sem precedentes entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, e o mais forte sinal de que os dois líderes coreanos estão tentando manter o diálogo para um acordo de paz.
Um comunicado da agência estatal de notícias norte-coreana KCNA disse que Kim expressou “seu testamento fixo” sobre a possibilidade de encontrar Trump como planejado anteriormente.
“Uma reunião foi realizada porque os funcionários de ambos os países pensaram que um encontro frente a frente seria melhor do que um telefonema”, disse Moon, observando que a cúpula estava alinhada com acordos anteriores para que os dois líderes se reúnam com mais frequência.A conversa na vila fronteiriça de Panmunjom, que segundo autoridades sul-coreanas durou duas horas, ocorreram , a primeira cúpula inter-coreana em mais de uma década, que também foi realizada no mesmo local. Naquela reunião, eles declararam que iriam trabalhar por uma península coreana livre de armas nucleares e um fim formal para a Guerra da Coreia (1950-1953).
O comunicado da KCNA disse que Kim e Moon concordaram em manter conversações de alto nível entre os dois países novamente em 1º de junho, e tomar medidas para implementar rapidamente seus esforços para desnuclearizar a península.

Fonte: Folha de S.Paulo