Num carnaval marcado por grandes desfiles na Sapucaí, a Estação Primeira de Mangueira foi…
Num carnaval marcado por grandes desfiles na Sapucaí, a Estação Primeira de Mangueira foi consagrada a campeã do carnaval do Rio de Janeiro, numa disputa acirrada com a Unidos do Viradouro e Unidos de Vila Isabel, que ficaram em segundo e terceiro lugares respectivamente.
A agremiação trouxe para o Sambódromo o enredo “História pra ninar gente grande”, assinado pelo carnavalesco Leandro Vieira, que recontou a história do Brasil por meio de heróis da resistência negros e índios, encantando a todos presentes na Marquês de Sapucaí, tendo como um de seus momentos mais emocionantes uma homenagem à vereadora Mariele Franco, assassinada no ano passado.
A Unidos do Viradouro, que retornou ao Grupo Especial neste ano, apresentou na avenida o enredo “Viraviradouro”, do carnavalesco campeão Paulo Barros, que a levou de volta ao desfile das campeãs como vice-campeã do carnaval.
Com um desfile exuberante e luxuoso, a Unidos de Vila Isabel, que foi apontada como uma das favoritas a vencer o carnaval, homenageou a cidade de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro, com o enredo “Em nome do Pai, do Filho e dos Santos, a Vila canta a cidade de Pedro”, ficando em terceiro lugar.
A Portela ficou em quarto lugar homenageando a cantora Clara Nunes, Salgueiro conseguiu a quinta colocação louvando o orixá Xangô e a Mocidade Independente de Padre Miguel ficou em sexto lugar com o enredo “Eu sou o tempo. O tempo é vida”.
Imperatriz Leopoldinense e Império Serrano foram rebaixadas e a Estácio de Sá foi a campeã da Série A e voltará a desfilar no Grupo Especial em 2020.
CLASSIFICAÇÃO FINAL:
01 – Estação Primeira de Mangueira
02 – Unidos do Viradouro
03 – Unidos de Vila Isabel
04 – Portela
05 – Acadêmicos do Salgueiro
06 – Mocidade Independente de Padre Miguel
07 – Unidos da Tijuca
08 – Paraíso do Tuiuti
09 – Acadêmicos do Grande Rio
10 – União da Ilha do Governador
11 – Beija-flor de Nilópolis
12 – São Clemente
13 – Imperatriz Leopoldinense
14 – Império Serrano


















Fonte: Wigder Frota
Fonte: Brazilian Times