Advogados de imigrantes alertaram na segunda-feira sobre as operações realizadas pela ICE no Bronx e no Brooklyn no fim de semana. Pelo menos sete imigrantes sem documentos foram presos por agentes de imigração que fingiam ser policiais, segundo ativistas.
Os defensores denunciam que os agentes estavam se passando por policiais da polícia de New York para fazer as prisões no fim de semana.
Um grupo de manifestantes se apresentou na frente da casa de uma família mexicana que foi alvo dos agentes.
“Quero que meu pai chegue rapidamente, para termos uma família completa”, disse o pequeno Christopher Valdés, filho de Javier Rodríguez, pai de origem mexicana detido por agentes de imigração na Willys Street.
O garoto gritou pedindo a volta do pai antes de completar sete anos, em 5 de fevereiro. Sua mãe, Mariela Valdez, denunciou que os federais invadiram sua casa e se identificaram como policiais da polícia de New York.
“Eles chegaram dizendo que eram policiais e não eram. Eles disseram para abrir porque procuravam pessoas (…) mostrando uma foto, quase quebraram a porta. Ele abriu e foi preso ”, disse Mariela, segurando fotografias nas quais agentes se pode verificar que se trata de agentes do ICE.
O reverendo Juan Carlos Ruiz disse que recebeu relatos de prisões desde quarta-feira.
“Javier nos disse que com ele, no centro de detenção, já existem sete pessoas, daqui de New York, que foram enganadas pela imigração, dizendo que são da polícia”, disse ele.
A agência federal disse em comunicado que seus agentes podem ser identificados como policiais ou agentes de imigração, mas não como polícia local.
Os ativistas recomendaram não abrir a porta em caso de uma operação surpresa.
“E verificar se a ordem é de um juiz. Se virem que é apenas uma pessoa, não abra a porta (…) seja da polícia ou do ICE, espere por um advogado”, disse o padre Fabian Arias.
Os defensores informaram que deixarão avisos em cruzamentos em frente às casas onde foram realizadas prisões, como parte de uma campanha para denunciar a separação de famílias.
Fonte: Brazilian Press