Governo Biden encerrará “Fique no México” e permitirá que requerentes de asilo esperem nos EUA

Um juiz federal do Texas que em 2021 ordenou que o governo Joe Biden restabelecesse o Programa de Proteção ao Migrante (MPP), anulou a decisão na segunda-feira (8) e deu luz verde ao Departamento de Segurança Interna (DHS) para desmantelá-lo.

Pouco tempo depois, o DHS divulgou um comunicado “congratulando-se com a decisão do tribunal” permitindo que a liminar exigindo que o DHS reimplementasse os protocolos de Proteção ao Migrante (MPP) fosse levantada.

“O DHS está comprometido em encerrar a implementação do MPP ordenada pelo tribunal de maneira rápida e ordenada. As pessoas não estão mais se inscrevendo no MPP, e as pessoas atualmente no MPP no México serão descadastradas quando retornarem para sua próxima visita.” As pessoas descadastradas do MPP continuarão com seus processos de remoção nos Estados Unidos”, disse o DHS.

O departamento disse que fornecerá “informações adicionais nos próximos dias” para que os requerentes de asilo saibam como proceder. O DHS esclareceu que “continua a aplicar as leis de imigração e saúde pública … incluindo a ordem de saúde pública do Título 42 dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, conforme exigido pela ordem judicial”. O DHS enfatizou que “indivíduos encontrados na fronteira sudoeste que não puderem estabelecer uma base legal para permanecer nos Estados Unidos serão deportados ou removidos”.

A decisão do tribunal nesta segunda-feira (8) ocorre cinco semanas depois de o Supremo Tribunal de Justiça, em decisão de 5 a 4, ter concedido ao governo o poder de prosseguir com o desmantelamento do programa também conhecido como ‘Fique no México’, ativado em janeiro 2019 durante o governo de Donald Trump no âmbito da política de imigração de ‘tolerância zero’.

O juiz do norte do Texas, Matthew Kacsmaryk, respondendo a uma ação movida pelos estados do Texas e Missouri controlados pelos republicanos, decidiu que o governo deveria restabelecer o MPP porque o programa dissuadiu os imigrantes que não se qualificavam para asilo.

Kacsmaryk também considerou que os danos foram causados ​​aos estados demandantes porque, ao liberar os migrantes, eles foram autorizados a usar os serviços de saúde, solicitar uma carteira de motorista e ir à escola, no caso de crianças.

O MPP permitiu que o governo enviasse imigrantes ao México para aguardar naquele país a resolução de seus casos de asilo nos tribunais de imigração dos EUA, um longo prelúdio que em alguns casos levou mais de um ano em alguns dos territórios mais perigosos do mundo. .

“Informação adicional”

Na declaração em resposta à decisão de Kacsmaryk, o DHS disse que “como o secretário Mayorkas enfatizou, o MPP é endemicamente falho, impõe custos humanos injustificáveis ​​e atrai recursos e pessoal de outros esforços prioritários para proteger nossa fronteira”.

Indicou também que nos próximos dias “fornecerá informações adicionais” sobre os passos a seguir com o desmantelamento do ‘Fique no México’. Entretanto, “as pessoas inscritas no programa devem seguir as instruções em seus documentos judiciais e folhetos para comparecer à data marcada para o julgamento, conforme necessário. ”

Por sua vez, o departamento reiterou que continua a aplicar as leis de imigração e saúde pública na fronteira, “incluindo a ordem de saúde pública do Título 42 dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), conforme necessário”.

Fonte: AcheiUSA