New York City está afundando devido ao peso de mais de 1 milhão de prédios, diz estudo

A cidade de New York está afundando devido ao peso coletivo de seus mais de 1 milhão de edifícios, descobriu um estudo da US Geological Survey divulgado nesta terça-feira (23). Segundo o relatório, só as estruturas dos prédios da cidade pesam aproximadamente 1,7 trilhão de libras – isso sem contar outras infraestruturas, como estradas e calçadas. Todo esse peso está deformando o solo, causando um tipo de afundamento conhecido como subsidência, quando a terra se comprime lentamente.

A equipe de estudo usou simulações para calcular os efeitos do peso no solo, comparando-os com dados de satélite que mostram a geologia real da superfície. Essa análise revelou a taxa na qual a cidade está afundando: “A média é de cerca de 1 a 2 milímetros por ano, com algumas áreas de maior subsidência que chegam a cerca de 4,5 milímetros por ano”, disse Tom Parsons, geofísico do US Geological Survey. “Isso pode não parecer um número preocupante, mas, ano após ano, é um afundamento significativo que está efetivamente dobrando o aumento relativo do nível do mar na metrópole”, explicou. “São cerca de 1 a 2 milímetros de nível do mar subindo, enquanto 1 a 2 milímetros de terra está descendo”, analisa.

Algumas áreas da parte baixa de Manhattan, Brooklyn e Queens estão entre as que estão afundando mais rápido do que a média, afirma o estudo. “Parte disso parece corresponder a projetos de construção em andamento”, disse Parsons. “Mas também vemos subsidência no extremo norte de Staten Island, para a qual não consigo descobrir uma explicação, e examinei todos os tipos de coisas diferentes – então isso ainda permanece um mistério”, contou Parsons à CNN.

Um outro estudo recente descobriu que 44 das 48 cidades costeiras mais populosas do mundo têm áreas que estão afundando mais rápido do que o nível do mar está subindo. Partes de Jakarta, na Indonésia, por exemplo, estão afundando quase trinta centímetros por ano. A área da Baía de San Francisco pode perder até 165 milhas quadradas de litoral devido a uma combinação de aumento do nível do mar e subsidência. E no mês passado, outra equipe de pesquisadores relatou ter encontrado subsidência na costa leste, de até 10 milímetros por ano em partes de Delaware.

The post New York City está afundando devido ao peso de mais de 1 milhão de prédios, diz estudo appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA