Pular para o conteúdo

Prefeito de Newark diz que cidade está processando o ICE para bloquear centro de detenção de imigrantes

O prefeito de Newark, Ras J. Baraka, disse que sua administração está processando para bloquear a abertura de um centro de detenção de imigrantes em Newark, alegando que seus operadores não conseguiram obter licenças de construção e se recusaram a se submeter a inspeções locais, violando as leis municipais e estaduais.

“Hoje, a cidade de Newark está registrando uma queixa no Tribunal Superior do Condado de Essex porque o ICE abriu suas instalações no Delaney Hall sem seguir os protocolos de segurança de construção adequados”, disse Baraka em uma declaração na tarde de segunda-feira, referindo-se à agência de Imigração e Alfândega dos EUA . “Eles falharam em dar aos funcionários da cidade acesso para conduzir as inspeções exigidas pelas portarias municipais e pelo código estadual. Isso viola a lei municipal e estadual.”

Ele disse que autoridades da cidade foram informadas de que obras de construção estavam acontecendo dentro da prisão privada na Avenida Doremus sem as licenças necessárias. “O Departamento de Engenharia impôs uma ordem de paralisação de obras para interromper toda e qualquer construção no local hoje”, disse Baraka. “Dois oficiais do ICE e o diretor da instalação do GEO Group no local foram informados das violações.”

O GEO Group é uma empresa privada de prisão e reinserção prisional sediada na Flórida, dona da unidade de Newark, Delaney Hall, e deve operá-la sob um contrato de 15 anos com o ICE no valor de US$ 1 bilhão. A prefeitura não forneceu cópias da queixa ao Tribunal Superior nem da ordem de paralisação das obras, que mencionam a empresa. “A reclamação é contra o GEO Group, que está abrindo as instalações do ICE com base no contrato que tem com o ICE”, disse a diretora de comunicações da cidade, Crystal Rosa. Christine Cuttita, porta-voz do escritório regional de campo do ICE em Newark, não quis comentar, citando o potencial litígio . A GEO não respondeu aos pedidos de comentário. Nem o ICE nem o GEO disseram publicamente quando o Delaney Hall começaria a abrigar os detidos, e não estava claro na segunda-feira, nem mesmo para os defensores dos direitos dos imigrantes, se isso já havia começado.

“Não sabemos”, disse Diego Bartesaghi, porta-voz da Make the Road New Jersey , um dos principais grupos de defesa do estado. O anúncio de Baraka na segunda-feira ocorre após postagens nas redes sociais no fim de semana em nome de um homem de Flemington afirmando que ele foi preso e levado sob custódia pelo ICE sob o que seus apoiadores disseram serem falsos pretextos. Os apoiadores disseram que Kalil Daoud, morador de Nova Jersey há 20 anos, estava no escritório de Newark do Programa de Supervisão Intensiva de Comparecimento , um programa de liberação supervisionada do Departamento de Segurança Interna dos EUA, agência controladora do ICE, para imigrantes que buscam residência legal. “Karim foi detido após um compromisso para pegar documentos para cumprir sua exigência de autorização de trabalho e permanecer nos Estados Unidos, como ele tem feito desde que chegou neste país”, afirma uma publicação na página do Free Karim no Facebook que atraiu 1.800 seguidores desde que foi criada em 18 de março. “Ele foi informado de que houve um erro e que ele teve que ir ao ICE. Uma vez na instalação do ICE em Newark, Karim foi apreendido.”

“Karim não é um criminoso”, acrescenta o post, uma referência à afirmação do ICE de que sua prioridade é deportar imigrantes acusados ​​de delitos criminais . “Ele não tem nenhum histórico criminal. Karim sempre trabalhou e pagou impostos nos Estados Unidos. Qualquer um que conheça Karim sabe de seu amor eterno pelos Estados Unidos, que ele é um marido amoroso, um pai incrivelmente dedicado e um membro da comunidade muito amado e íntegro.” Os apoiadores de Daoud temem que ele seja levado para outro centro de detenção longe de Nova Jersey, limitando o contato com sua família ou um advogado local, como a agência fez com Mahmoud Khalil , um residente legal dos EUA e ativista pró-Palestina que foi mantido em Elizabeth antes de ser transferido para Louisiana. O ICE anunciou em abril de 2024, sob o comando do então presidente Joe Biden, que estava negociando com o GEO Group para abrir o que seria o segundo centro de detenção de imigrantes de Nova Jersey, depois da única instalação existente em Elizabeth, gerando oposição de vários colegas democratas eleitos e defensores dos direitos dos imigrantes.

Quase um ano depois, o ICE e o GEO anunciaram no mês passado que haviam fechado um acordo para inaugurar o Delaney Hall como o primeiro imigrante do país sob o segundo governo do presidente Donald Trump. Baraka, que está entre os democratas que concorrem ao governo nas primárias de junho, apareceu em um comício do lado de fora do Delaney Hall no início deste mês protestando contra a abertura do centro e pedindo a aprovação da legislação estadual, o Immigrant Trust Act , que codificaria as diretrizes do procurador-geral de Nova Jersey, limitando o compartilhamento de informações por agências policiais estaduais e locais com o ICE. A lei estadual havia proibido anteriormente que instalações estaduais, municipais, de condado ou privadas em Nova Jersey fossem usadas para deter imigrantes, embora a proibição de instalações privadas tenha sido revogada .

Fonte: Brazilian Press