O governo do presidente Donald Trump anunciou na segunda-feira (5), o congelamento dos recursos financeiros para novas bolsas de pesquisa em Harvard, até que sejam adotadas exigências relacionadas à raça dos alunos, à atuação interna da universidade e ao combate ao antissemitismo no campus. No documento encaminhado à instituição, a secretária de Educação, Linda McMahon, afirma que a universidade abandonou a busca pela “excelência acadêmica” e que há, em seu corpo docente, “relativamente poucos” professores conservadores. O valor bloqueado não foi informado.
Harvard foi a primeira grande instituição de ensino a desafiar o presidente, que exige uma série de ações das universidades sob a justificativa de que estas não coibiram atos antissemitas em seus campi durante os protestos contra a guerra na Faixa de Gaza. As medidas presidenciais resultaram em uma série de questionamentos e disputas judiciais e, em contrapartida, o republicano anunciou, no dia 2, que retirará o status de isenção fiscal de Harvard.
A carta que o Departamento de Educação enviou à instituição, no dia 11 de abril, exigia a diminuição da influência de docentes, funcionários e alunos que, segundo a visão do governo, estão “mais comprometidos com o ativismo do que com o conhecimento”, além da realização de uma auditoria externa para avaliar a comunidade acadêmica e garantir a diversidade de pontos de vista. Outro aspecto abordado no documento foi a extinção de todas as políticas baseadas em raça, cor ou nacionalidade, bem como a retomada do processo seletivo para estudantes estrangeiros, a fim de evitar a admissão de alunos contrários “aos valores americanos” — além da exigência de que a instituição denuncie às autoridades de imigração aqueles que desrespeitarem as regras de conduta.
No entanto, Harvard se recusou a cumprir as exigências do governo e, como resultado, teve suspenso o repasse de $ 2 bilhões em fundos federais. Em resposta, processou o governo no final de abril, argumentando que a medida desrespeita a Primeira Emenda da Constituição, que protege a liberdade de expressão.
The post Trump congela recursos para novas bolsas de pesquisa em Harvard appeared first on AcheiUSA.
Fonte: AcheiUSA