O presidente Donald Trump se reuniu na terça-feira (6) com o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, e afirmou que os dois lados não iriam discutir a possibilidade de o Canadá se tornar parte dos Estados Unidos, embora tenha avaliado que seria “um casamento maravilhoso”. Carney ressaltou que seu país nunca estará à venda, e Trump contrapôs dizendo: “nunca diga nunca”.
Carney venceu a eleição de 28 de abril com a promessa de enfrentar Trump, que impôs tarifas sobre alguns produtos canadenses e frequentemente cogita anexar o país. Apesar das promessas aos eleitores, de criar uma nova relação econômica e de segurança bilateral com Washington, o encontro transcorreu sem nenhuma negociação.
O republicano afirmou que os governantes discutiriam temas sensíveis e declarou que, independentemente das divergências, os dois países continuarão próximos, e que os Estados Unidos sempre protegerão a nação vizinha.
O Canadá é o segundo maior parceiro comercial dos EUA, atrás apenas do México, e o maior mercado de exportação de produtos americanos. Mais de $ 760 bilhões em mercadorias circularam entre os dois países em 2024.
The post Primeiro-ministro canadense reforça que seu país não está à venda appeared first on AcheiUSA.
Fonte: AcheiUSA