Uma operação do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos Estados Unidos (ICE), realizada na quinta-feira (8) em Worcester, Massachusetts, resultou na detenção de mulheres brasileiras e provocou protestos e tensão na comunidade local.
A mulher foi abordada por agentes do ICE enquanto tentava entrar em um carro com seus familiares. Quando pediu para ir ao banheiro, foi puxada à força, com uma criança no colo. Sua filha adolescente também foi presa após entregar o bebê a um familiar e tentar impedir a prisão, sendo acusada de colocar a criança em risco e de resistir à prisão. Também foi presa Ashley Spring, candidata ao comitê escolar da cidade, que teria empurrado os policiais e jogado um líquido desconhecido neles.
A vereadora Etel Haxhiaj afirmou que as autoridades prenderam a mulher sem apresentar mandado judicial, o que gerou revolta entre os moradores da região. Em novembro, a prefeitura de Worcester divulgou que a cidade não apoiaria detenções baseadas no status imigratório, nem realizadas sem mandado judicial.
Testemunhas afirmam que os agentes do ICE se recusaram a se identificar, e que a polícia local só chegou posteriormente, alegando ter sido acionada devido à presença de uma multidão considerada hostil pelos federais.
A situação gerou preocupação entre os imigrantes da região, que temem represálias e deportações. Centros de assistência a imigrantes, como o Brazilian American Center (BRACE), em Framingham, estão sobrecarregados com pedidos de ajuda e informações sobre como proteger suas famílias.
The post Prisões de brasileiras em operação do ICE em Worcester geram protestos e tensão na comunidade appeared first on AcheiUSA.
Fonte: AcheiUSA