Conforme previsto no Plano de Ação Cultural dos Postos 2022 e com recursos liberados pelo…
Conforme previsto no Plano de Ação Cultural dos Postos 2022 e com recursos liberados pelo Instituto Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, foi realizado, na quarta-feira, 7 de setembro, recital em comemoração à data nacional brasileira.
Batizado de “Celebrating 200 Years of Brazilian Independence”, o evento foi organizado em parceria com a Brazilian Student Association (BRASA) da Rice University, e teve lugar no Duncan Hall da Shepherd School of Music daquela instituição.
O recital foi precedido por breve coquetel patrocinado por empresários e profissionais liberais brasileiros de Houston e por discursos dos organizadores. Na ocasião, o senhor José Carrillo, Gerente de Assuntos Internacionais da prefeitura de Houston, entregou “Proclamation” emitida pelo prefeito Sylvester Turner em celebração ao Bicentenário da Independência brasileira.
O texto do documento, lido para a audiência, reconhece que a “florescente comunidade brasileira” contribui para a diversidade e para a riqueza cultural, cívica e comercial da cidade. O dia 7 de setembro de 2022 foi declarado dia da Independência do Brasil em Houston.
A Embaixadora Maria Izabel Vieira, Cônsul-Geral do Brasil em Houston, ademais de agradecer o público presente, os patrocinadores e a Rice University, instituição com a qual o Consulado-Geral tem mantido frutífera parceria, sublinhou a importância do Bicentenário da Independência e a pujança demostrada pelo Brasil após como país autônomo nos últimos 200 anos. Mencionou igualmente a relevância do comércio – o Brasil é o sexto maior parceiro comercial do Texas – e dos investimentos de parte à parte, além da amizade entre os povos de Brasil e EUA.
O programa do recital incluiu peças de Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Henrique Oswald, Camargo Guarnieri, Guilherme Bernstein, Marlos Nobre e Andre Mehmari. O repertório foi executado pelo prestigiado pianista brasileiro Diego Caetano; pelo violoncelista Caio Diniz; e pelo violinista convidado, Evgeny Zvonnikov, russo apaixonado pelas composições eruditas brasileiras. Os três músicos são residentes desta cidade.
A audiência, de aproximadamente 200 pessoas, reuniu representantes da prefeitura de Houston, empresários, professores e alunos de diferentes instituições de ensino superior da cidade, membros da comunidade brasileira e formadores de opinião.


Fonte: Marcela Parente
Fonte: Brazilian Times