Pular para o conteúdo

Oferta de automóveis diminui em meio ao nervosismo nas compras por tarifas

A informação é de concessionárias de automóveis e analistas do setor. Desde o anúncio de Trump quanto à tarifa de 25% sobre todas as importações de automóveis, que o fornecimento de veículos novos e usados ​​para venda diminuiu

Da Redação – Desde que o presidente Donald Trump anunciou uma tarifa de 25% sobre todas as importações de automóveis que o fornecimento de veículos novos e usados ​​para venda nos EUA está diminuindo rapidamente, à medida que os consumidores correm para comprar carros e caminhões antes de possíveis aumentos de preços, de acordo com concessionárias de automóveis e analistas do setor.

O fornecimento diário de veículos novos, calculado por uma taxa estimada de vendas diárias no varejo, caiu de 91 dias no início de março para 70 dias neste mês, informa a “Cox Automotive”. “Os consumidores estão tentando se antecipar às tarifas sobre importações”, disse o economista-chefe da “Cox”, Jonathan Smoke.

As vendas de veículos novos estão 22% acima do ritmo ajustado do ano passado e aumentaram mais de 8% em volume em relação ao ano anterior, disse Smoke. No mercado de veículos usados, “Cox” estima que as vendas estão “aumentando drasticamente”, com um aumento de 7% até agora neste ano, em comparação a 2024.

O aumento nas vendas é bom para a indústria automobilística, que muitos analistas esperavam que ficasse mais ou menos estável no início do ano. Mas há preocupações de que as vendas possam parar completamente quando as montadoras e concessionárias esgotarem seus estoques livres de tarifas.

As montadoras e fornecedores podem até conseguir suportar alguns dos aumentos de custos, mas também devem repassá-los aos consumidores, o que poderá, por sua vez, reduzir as vendas, dizem analistas.

Montadoras estocaram carros e caminhões importados antes das tarifas de 25% do presidente Trump sobre veículos importados entrarem em vigor em 3 de abril. Mas algumas interromperam as importações, retiveram veículos em portos ou as paralisaram completamente, como a “Jaguar Land Rover.”

Nick Anderson, gerente geral de uma concessionária “Ford” no Missouri, disse que descontos únicos e preocupações de que os preços possam aumentar em breve em resposta às tarifas ajudaram a atrair consumidores preocupados com os preços para seu showroom. Isso é bom para as vendas, mas impactou negativamente o lucro bruto da loja.

Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance

Fonte: Nossa Gente