Buenos Aires é uma cidade vibrante, cosmopolita e encantadora, que reserva surpresas a quem se dedica a conhecê-la de fato. Um rico patrimônio arquitetônico, uma vida noturna e cultural para lá de animada e amplos parques são alguns dos seus diferenciais.
Eu sou um apaixonado pela cidade e tenho a sorte de morar em Florianópolis, que fica a apenas duas horas de voo de lá. Minha primeira viagem foi em 2006 e desde então perdi as contas de quantas vezes voltei (foram mais de 40). Mesmo assim, Buenos Aires não se cansa de me surpreender!
Mas há coisas que eu gostaria de saber antes da minha primeira viagem, confira as 10 coisas (em homenagem ao Maradona) que o viajante precisa saber antes de viajar para Buenos Aires:
1 – Vá com calma
Buenos Aires está aqui do lado, sendo acessível por voos diretos de diversas cidades brasileiras. Assim, se você quer realmente conhecer a cidade, tome o seu tempo. Não queira digerir a cidade em uma só visita, pois isso é humanamente impossível. Faça menos coisas e tente sentir o ritmo da cidade: parar num café e observar os locais é uma ótima maneira de fazer isso, mesmo que você não fale espanhol.
2 – Aproveite a cultura
A cidade possui o maior número de livrarias por habitante do mundo, o que já dá a deixa do apreço do argentino pela cultura. Também possui um número considerável de teatros, sendo que o principal é sem dúvida alguma o Teatro Colón, uma obra-prima que vale a visita guiada. Há ainda diversos museus, com destaque para o Malba. Mesmo que não seja muito a sua praia, tente pelo menos visitar a livraria El Ateneo Grand Splendid, que fica em um antigo teatro belíssimo e aproveite o café lá dentro para observar o movimento.
3 – Esqueça a rivalidade Brasil x Argentina
Essa rivalidade, pelo lado dos hermanos, só existe no futebol. Fora isso, os argentinos são apaixonados pelo Brasil. Amam as nossas praias, a nossa música e a nossa comida. Chegar à cidade sem esse tipo de preconceito vai tornar a sua viagem muito mais agradável, e você pode se surpreender conversando com eles sobre música brasileira – eles sabem muita coisa!
4 – Buenos Aires é uma cidade grande
Apesar de ser bastante segura para os turistas, tome os cuidados que tomaria em qualquer outra cidade grande do mundo. Batedores de carteira existem, e os golpes em táxis são reais. Vá com tranquilidade, mas sem descuidar.
5 – Não fique só na carne
Buenos Aires é uma cidade de imigrantes, a grande maioria italianos e espanhóis, mas há de tudo: escoceses, sírios, etc. Isso se refletiu na ampla gama de opções de restaurantes com as comidas típicas dos países de origem. Há muita coisa boa, como por exemplo o Sarkis que serve uma comida armênia deliciosa!
Mas claro, o asado é o carro-chefe na cidade, então veja aqui meus 8 lugares para comer carne em Buenos Aires.
6 – Prove o Fernet – não uma única vez
A noite portenha é movida a Fernet e Cola, combinação para lá de inusitada, que reúne um bitter de ervas de origem italiana e o refrigerante. É um gosto que se adquire pela insistência. Na primeira vez que provei, odiei. Na segunda pensei: “até que não é tão ruim”. Na terceira o Fernet tinha me ganhado para sempre.
7 – A noite começa tarde
Se você quer ter experiências com os locais, deve saber que à noite tudo começa mais tarde. Não é incomum os argentinos saírem para jantar às 21h ou 22h. Baladas? Não pense em chegar antes das 2 da manhã, pois só vai encontrar o segurança na porta. E vá com energia, pois elas costumam romper o dia.
8 – Prove o sanduíche de miga e o choripán
O sanduíche de miga é composto por finas fatias de pão de forma sem casca e muito recheio, desde os mais simples como presunto e queijo até versões elaboradas com presunto cru ou salmão. Você vai encontrá-los em qualquer confeitaria da cidade, mas eu indico a Dos Escudos, na Recoleta. Já o Choripán é a comida de rua portenha, linguiça assada na brasa e um pão de trigo. É simples, mas delicioso!
9 – Prepare-se para a viagem assistindo filmes e séries
O cinema argentino é criativo, inovador e possui filmes excelentes como “O segredo de seus olhos” e “Minha obra-prima”. Neste último, preste bem atenção no início do filme quando o protagonista descreve Buenos Aires de uma maneira apaixonada. Outras indicações são as séries “O nada” e “Meu querido zelador” que você acha facilmente nos serviços de streaming.
10 – Leia o livro “Os Argentinos”
Embora essa dica não seja obrigatória, não tenho como encerrar esse post sem indicar o livro “Os Argentinos” escrito pelo jornalista Ariel Palácios. Ele mudou completamente a forma como eu vejo não só a cidade, como também o país. É uma leitura fácil que te leva desde os primórdios, passando pelos dias de glória, até os dias atuais.
Não deixe de ler nosso Guia de Buenos Aires, com todas as dicas e pontos turísticos para montar o seu roteiro. Faltou alguma dica? Qual a informação que você daria pra si mesmo antes de viajar para Buenos Aires pela primeira vez?
Fonte: Melhores Destinos