Mesmo que seja residente dos EUA e tenha um Green Card, o governo pode deportá-lo sob certas circunstâncias, como se tivesse cometido um crime ou antecedentes criminais. No entanto, o advogado de imigração José Jordán alertou que um oficial de imigração pode considerar um residente “deportável”, independentemente de sua nacionalidade.
“Estamos vendo um número muito maior de pessoas renunciando à residência na fronteira. Ou seja, pessoas que estão saindo e retornando são colocadas em uma sala pela polícia de fronteira e convencidas a renunciar à residência preenchendo um formulário chamado I-407”, explicou Jordan.
“Você não precisa assinar nenhum documento, não precisa abrir mão de sua residência e, mesmo que o prendam em um centro de detenção, continuará sendo um residente, e o juiz lhe devolverá sua residência se você não tiver problemas maiores”, disse o especialista jurídico.
Segundo Jordan, essa situação pode acontecer com qualquer residente dos EUA que deixe o país e retorne, pois todos estão sujeitos à admissão, onde podem ser solicitados a assinar o Formulário I-407 (Registro de Abandono do Status de Residente Permanente Legal) se a autoridade acreditar que a pessoa não merece ser residente, encerrando o caso em processo de deportação.
Há também outras pessoas que, segundo Jordan, podem perder sua residência.
Este é o caso daqueles com status de residência condicional, como aqueles que não estão no país a maior parte do tempo, ou aqueles que vivem no México ou Canadá, por exemplo, e vêm aos Estados Unidos para trabalhar, bem como aqueles que foram acusados de um crime, mesmo que fossem inocentes.
O advogado de imigração Héctor Benítez explicou como as recentes mudanças na imigração podem afetar os residentes dos EUA, especialmente venezuelanos e cubanos.
O advogado explica que é melhor se tornar cidadão americano assim que a lei o permitir, “porque eles não podem ser colocados em processo de deportação”.
Para isto dão algumas dicas:
- Afirme ao funcionário do ponto de entrada que deseja comparecer perante um juiz de imigração.
- Não assine nenhum documento entregue ao entrar no país.
- Se for preso, chame um advogado ou solicite representação legal.
- Se tem antecedentes criminais ou cometeu um crime, consulte um advogado antes de sair do país para aconselhá-lo sobre seu caso.
- Saiba mais sobre seus direitos.
É importante saber que os agentes de imigração podem pedir para revisar seus documentos ou seu telefone celular para verificar se você mora ou não nos Estados Unidos.
O site oficial do Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) afirma que o Formulário I-407, ou Registro de Abandono do Status de Residente Permanente Legal, é usado para indivíduos relatarem que abandonarão voluntariamente seu status de residente permanente legal (LPR) nos Estados Unidos. Este pedido pode ser enviado a um agente da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) em um porto de entrada dos EUA ou enviado por correio ao USCIS. Se você não assinar o formulário, as autoridades rejeitarão sua solicitação para abandonar sua residência nos Estados Unidos.
Fonte: Brazilian Press