O restaurante de Washington, DC, pertencente ao marido da âncora da CBS News, Norah O’Donnell , foi invadido pelo ICE na terça-feira. Uma afiliada local da DC Fox relatou que agentes do ICE foram ao restaurante do Chef Geoff na manhã de terça-feira e pediram para ver os formulários I-9 dos funcionários, comprovando que eles têm permissão legal para trabalhar nos EUA. A visita teria deixado os funcionários em “pânico”.
O Chef Geoff’s é de propriedade de Geoff Tracy, que é casado com a antiga âncora e correspondente da CBS News. De acordo com a Fox 5 , “Quase uma dúzia de agentes da lei e da imigração vestindo uniformes do DHS” entraram no restaurante localizado na New Mexico Avenue, noroeste. Os agentes ficaram no restaurante de Tracy por cerca de 90 minutos, mas ninguém foi preso.
As paradas do ICE ocorreram em vários restaurantes de DC nos últimos dias. O veículo informou que restaurantes em Dupont Circle e Columbia Heights também foram visitados por agentes do ICE. O Millie’s — um restaurante perto da Avenida Massachusetts, em Washington, D.C. — informou à Fox 5 que sete agentes também entraram no restaurante na terça-feira, exigindo ver os formulários I-9. Segundo funcionários, os agentes tinham um mandado assinado por outro agente do ICE, não por um juiz.
Em uma declaração ao The Washingtonian , o dono de Millie, Bob Blair, lembrou que os agentes “entraram todos por todas as entradas públicas ao mesmo tempo”. Blair criticou duramente as inspeções do governo, dizendo: “Tínhamos a impressão de que eles estavam se concentrando em tentar encontrar criminosos. E isso representa um nível totalmente novo de assédio aos nossos funcionários trabalhadores e cumpridores da lei.” A prefeita de Washington, D.C., Muriel Bowser, comentou sobre as batidas policiais, dizendo ao veículo: “Ouvi esses relatos. Tenho recebido esses relatos a manhã toda. Estou incomodada com eles. Parece que o ICE está em restaurantes, ou mesmo em bairros, e não parece que eles estejam mirando em criminosos, e sim que estão atrapalhando.” Bowser acrescentou que a polícia de DC não está de forma alguma envolvida nas batidas.
As batidas ocorrem em um momento em que o governo do presidente Donald Trump continua comprometido em deportar imigrantes ilegais do país. Trump também está processando o empregador de O’Donnell, supostamente por a CBS ter editado enganosamente uma entrevista de 2024 com a ex-vice-presidente Kamala Harris para ajudar sua campanha presidencial. ICE, CBS e Chef Geoff’s não responderam imediatamente ao pedido de comentário da Fox News Digital.
Fonte: Brazilian Press