Vários motoristas em South Nashville foram detidos pelo Departamento de Imigração e Alfândega na noite de sábado, provocando indignação de ativistas e políticos. Testemunhas oculares relataram que o ICE trabalhou com a Patrulha Rodoviária do Tennessee, ou THP, para deter vários motoristas ao longo de Murfreesboro Pike, Nolensville Pike e Antioch Pike, incluindo motoristas da Uber e mães com crianças pequenas, que supostamente foram deixados sozinhos nos veículos.
O escritório do ICE de Nashville não respondeu ao pedido de comentário da WPLN. Sean Parker, vereador da região metropolitana de Nashville, que representa partes do leste de Nashville, disse ter ouvido relatos de que o ICE está mantendo dezenas de pessoas em pequenas salas, juntas, em “condições desumanas”, e que advogados não conseguiram entrar para ver seus clientes. Parker também questionou o envolvimento do Departamento de Polícia da região metropolitana de Nashville, já que policiais do departamento foram vistos entrando e saindo do escritório do ICE em Nashville na tarde de domingo.
“Nenhum agente do MNPD esteve envolvido na ação de fiscalização da noite passada. O MNPD não possui autoridade federal de imigração, não é treinado para conduzir a fiscalização da imigração e não tem acesso aos bancos de dados federais de imigração. Eles atendem a chamados de serviço e ajudam a garantir a segurança pública durante protestos em qualquer lugar da cidade, incluindo o de domingo”, informou o Gabinete do Prefeito de Nashville em um e-mail à WPLN News.
O gabinete do prefeito condenou as ações do ICE. Esse tipo de ação policial federal não visa nos tornar mais seguros e deixa as pessoas em nossa comunidade com medo de qualquer interação com as autoridades policiais quando um crime ocorre. Buscaremos os nomes dos detidos. O departamento não tem um acordo oficial com o ICE por meio do programa 287 (g), que designa autoridades policiais locais para operar como agentes do ICE.
Em uma transmissão ao vivo postada no final da tarde de domingo, um ônibus cheio de pessoas podia ser ouvido batendo as mãos no vidro enquanto eram levadas para fora do escritório do ICE de Nashville para um local desconhecido. O deputado estadual do Tennessee, Aftyn Behn, D-Nashville, divulgou uma declaração condenando o suposto envolvimento do THP nas prisões.
“Operações de arrasto como essa não contribuem em nada para melhorar a segurança pública. O que fazem é aterrorizar famílias, perturbar vidas e destruir a confiança entre as autoridades policiais e as comunidades que deveriam servir”, disse Behn. “Os policiais do THP deveriam se concentrar na segurança viária, não em deter pais que vão deixar seus filhos na creche ou abordar moradores com base em sua aparência, idioma ou bairro.” O escritório do THP de Nashville não respondeu ao pedido de comentário da WPLN.
Fonte: Brazilian Press