Pular para o conteúdo

Brasileiro ex-piloto de avião lança marca de pão de queijo e pão de sal nos Estados Unidos e vira referência em mais de 40 estados

Depois de 32 anos como aviador no Brasil, Paulo Ferreira desembarcou nos Estados Unidos pensando somente em descansar e curtir a aposentadoria. Até que, um belo dia, o bichinho do empreendedorismo o picou e ele teve uma ideia ousada: vender pão de queijo e pão francês para um público que ainda mal conhecia a marca PaneBras do Brasil. O que começou com um convite inesperado de um amigo se transformou em uma das maiores distribuidoras de produtos brasileiros no país: a PaneBras USA.

A história começou em 2016, quando Paulo e a esposa, Cynthia, decidiram dar ouvidos à proposta de um amigo, dono de uma das maiores fábricas de pão de queijo no Brasil. Naquele exato momento, o casal arregaçou as mangas e deu bye bye aos planos de descansar em solo americano. Em pouco tempo, já estavam abrindo empresa, procurando galpão, comprando veículos refrigerados e desenvolvendo embalagens para dar vida à sua visão. Tudo isso antes mesmo do primeiro pedido.

O início foi com pão francês. A pesquisa de mercado indicava uma grande demanda, mas a realidade foi outra. Dos dois contêineres importados, um e meio acabou vencendo e indo para o lixo. As portas se fechavam, as desculpas apareciam e o investimento parecia afundar. Mas Paulo não desistiu. Criou uma rotina com a pequena equipe, analisando erros diariamente e reformulando a abordagem.

Foi aí que o pão de queijo entrou em cena e virou o jogo. A marca PaneBras ainda era desconhecida até mesmo no Brasil, o que exigiu um trabalho incansável de divulgação. Paulo percorreu mercados, ofereceu degustações, montou fornos e estufas nos estabelecimentos e recusou propostas de consignação. “Eu sabia que tínhamos um produto de qualidade. Não era qualquer pão de queijo, era o pão de queijo que eu queria para a minha família”, conta.

Com a certeza de que tinha um produto de excelência e muitos diferenciais, Paulo assumiu o volante da van, as entregas e as vendas. O casal trabalhava junto. Durante a semana planejavam, no fim de semana botavam o pé na estrada. Às vezes dormiam em postos de gasolina, improvisavam banho, dirigiam horas a fio. Tudo para manter a logística funcionando.

A pandemia trouxe novos desafios, como o aumento explosivo no custo dos fretes marítimos. Mas também abriu uma oportunidade: expandir para o norte do país. Com dois fornos e duas estufas na caminhonete, Paulo viajou até Massachusetts com a missão de só voltar quando vendesse tudo. Conseguiu. Em duas semanas, vendeu os 11 pallets e deu início à expansão da PaneBras no norte dos Estados Unidos, com um novo centro de distribuição em Hartford, Connecticut.

Muito tempo se passou, e hoje a empresa atende mais de 40 estados do território americano. Está buscando expansão para o Canadá e Europa, com foco na comunidade brasileira e latina, mas também conquistando o paladar americano. Segundo Paulo, nos últimos 16 meses houve um aumento de 30 por cento no consumo por parte dos americanos. Hoje, por exemplo, os produtos da PaneBras são líderes de vendas nas redes Sysco, Seabras, Stew Leonard’s, Key Foods, Wild Fork, Bravo, Sea Word, Compare Foods, Unfi, Emporium 112, JL Market e Rede Mineirão.

Perguntamos a Paulo qual é o maior diferencial da PaneBras, e a resposta foi simples: amor. “E para ter amor, precisamos trabalhar com o que há de melhor”, diz ele. Por isso, os produtos se destacam por serem mais saudáveis, com menos sal, mais queijo e sem aditivos químicos como o bromato de potássio que muitas empresas acabam usando, mesmo causando câncer. O atendimento personalizado e o suporte com equipamentos para assar os produtos nos pontos de venda também se tornaram marca registrada da empresa, tudo feito com muito cuidado e carinho com o cliente.

“Nós não viemos aqui para trazer qualquer coisa. Nós viemos para trazer qualidade. E quando tem qualidade, o cliente volta. Sempre volta”, completa Paulo, que continua à frente da operação, agora com equipe estruturada, frota própria, três centros de distribuição, 40 estados atendidos e uma missão clara: matar a saudade do Brasil, uma mordida por vez.

The post Brasileiro ex-piloto de avião lança marca de pão de queijo e pão de sal nos Estados Unidos e vira referência em mais de 40 estados appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA