Centenas de manifestantes se reuniram em Newark na terça-feira para condenar um plano de criar um enorme centro de detenção federal para imigrantes em Nova Jersey. Autoridades do US Immigration and Customs Enforcement (ICE) confirmaram recentemente que há planos em andamento para abrir uma instalação de 1.000 leitos no Delaney Hall em Newark, a maior cidade do estado. Seria o primeiro centro de detenção federal a abrir sob o segundo mandato do presidente Donald Trump e aumentará a capacidade de deportações em toda a região.
Autoridades do ICE disseram que a agência chegou a um acordo com o proprietário da instalação, o GEO Group, uma das maiores empresas privadas de prisões do país. Nenhuma data específica foi divulgada, mas autoridades disseram que a reabertura é “iminente”.
O governo Trump argumentou que uma repressão nacional é necessária para combater uma “invasão em larga escala” de imigração ilegal – uma alegação que recebeu críticas e apoio no Condado de Essex. Defensores da imigração se reuniram do lado de fora do Delaney Hall na terça-feira para protestar contra a reabertura da controversa instalação, que antigamente mantinha detidos por questões de imigração até ser fechada em 2017 e transformada em uma casa de recuperação.
Grupos como Make the Road New Jersey, Faith in New Jersey, New Jersey Alliance for Immigrant Justice e o capítulo de Nova Jersey do Conselho de Relações Americano-Islâmicas (CAIR-NJ) apoiaram a manifestação de terça-feira. “O GeoGroup logo atrás de mim está usando a detenção para lucro, não para segurança pública”, disse Eliana Fernandez, diretora organizadora do Make the Road New Jersey. “O Congresso e nossos representantes eleitos estaduais devem parar as graves violações de direitos humanos e constitucionais que as batidas do ICE e os centros de detenção do ICE trazem”, Fernandez pediu. “Temos direitos sob a Constituição e estamos aqui para defendê-los.”
“A expansão do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) em nosso próprio território ameaça a segurança de centenas de milhares de habitantes de Nova Jersey”, acusou Selaedin Maksut, diretor executivo do CAIR-NJ. “Quase 25 por cento da população de Nova Jersey são imigrantes”, Maksut acrescentou. “O ICE não tem lugar aqui.” Sob uma lei estadual de 2021 , todas as prisões em Nova Jersey – públicas ou privadas – estão proibidas de fazer novos contratos com o ICE para manter detentos federais. As prisões também não podem expandir ou renovar acordos antigos.
Mas desde então, o GEO Group e outra empresa privada, a CoreCivic – que administra o Elizabeth Detention Center no Condado de Union – contestaram a lei no tribunal. Um juiz decidiu em 2023 que a CoreCivic poderia manter sua prisão em Elizabeth aberta. Autoridades federais e empresas prisionais agora estão buscando adicionar mais espaço de detenção em Nova Jersey, apesar da proibição do estado.
De acordo com o GEO Group, o contrato de preço fixo de 15 anos para Delaney Hall deve gerar mais de US$ 60 milhões em receitas anualizadas para a GEO no primeiro ano completo de operações. A empresa estimou o valor de 15 anos do contrato com ajustes normais de custo de vida em aproximadamente US$ 1 bilhão. O GEO Group foi um grande doador para um super PAC apoiando Trump antes da eleição de novembro, e tem um histórico de apoiar outros candidatos republicanos . O preço das ações da empresa disparou quase 32% após o anúncio da vitória presidencial de Trump .
TRUMP, IMIGRAÇÃO E CONDADO DE ESSEX
Como parte de sua plataforma de campanha, o presidente Trump prometeu lançar imediatamente uma repressão à imigração em todo o país, incluindo em cidades santuários que se recusam a cooperar com agências federais. Vários municípios em Nova Jersey declararam status de “santuário”, incluindo a maior cidade do estado, Newark .
A administração de Trump não perdeu tempo para fazer seus primeiros movimentos. Em seu primeiro dia no cargo, a Casa Branca anunciou uma onda arrebatadora de ações presidenciais e ordens executivas, incluindo várias envolvendo imigração. “Nos últimos quatro anos, os Estados Unidos sofreram uma invasão em larga escala em um nível sem precedentes”, disse o governo Trump. “Milhões de estrangeiros ilegais de nações e regiões de todo o mundo entraram com sucesso nos Estados Unidos, onde agora residem.” “Isto não pode continuar”, continuou o presidente.
Em janeiro, agentes do ICE ganharam as manchetes nacionais quando invadiram um distribuidor local de frutos do mar em Newark , dando início a uma tempestade de controvérsias que fez com que muitos membros da comunidade se manifestassem com medo e raiva — e outros aplaudissem Trump. O prefeito de Newark, Ras Baraka – que discursou no comício de terça-feira do lado de fora do Delaney Hall – disse que três moradores indocumentados foram detidos, junto com vários cidadãos americanos, incluindo um veterano militar. A operação – que foi realizada em uma área da cidade com grande população de imigrantes – ocorreu sem mandado, disse ele. O familiar de um imigrante sem documentos preso na operação do ICE da semana passada em Newark alegou mais tarde que ele não tem antecedentes criminais – apesar de como a Administração Trump tem tentado enquadrar a repressão.
Fonte: Brazilian Press