INSS Foto: Jorge William / Agência O GloboO Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) informou que vai iniciar, na próxima segunda-feira, o envio das primeiras cartas de convocação de segurados do INSS para a realização de novas perícias médicas. Desta vez, serão chamados os aposentados por invalidez que não passaram por avaliações de peritos do instituto nos últimos dois anos. Até sexta-feira, será feita uma análise do número de médicos inscritos no Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade (PRBI). O ministério vai verificar o total de interessados por agência e o número de segurados a serem chamados em cada uma, para enviar as primeiras convocações.
O prazo estimado para o início das perícias é de duas semanas. Após receber a carta, o segurado terá cinco dias para entrar em contato com o INSS e agendar o exame. Do contrário, o benefício será suspenso. A partir do bloqueio, ele terá mais 60 dias para marcar a avaliação. Se não procurar o INSS, o benefício será cancelado.
Terão que passar pela revisão os beneficiários com menos de 60 anos e que estão há dois anos ou mais sem passar por perícias. Ficarão de fora aqueles com mais de 60 anos e os quem têm 55 anos ou mais e recebem benefícios há, pelo menos, 15.
