Pular para o conteúdo

Especialistas em imigração recomendam que estudantes internacionais ou beneficiários do DACA não saiam dos EUA

Estudante internacional com visto F-1, poderá sair e retornar aos EUA sob certas condições para que seu status de imigração não seja afetado. Além de notificar sua escola ou universidade, você deve ter um passaporte válido e um visto F-1 ao retornar.

Dada a situação atual, especialistas em imigração, como Ángel Rodríguez, recomendam que os beneficiários do DACA e os estudantes internacionais evitem deixar o país, a menos que seja realmente urgente ou necessário. “Toda vez que a pessoa retorna aos Estados Unidos, além disso deve entender que corre o risco de ter seu caso revisado pela Imigração”, explicou Rodríguez.

Por esse motivo, o advogado recomendou fazê-lo “apenas para emergências escolares ou de trabalho”. E se você planeja viajar dentro dos Estados Unidos, este é o conselho dele: “Estados que não são favoráveis aos imigrantes não são recomendados porque ainda podem ter problemas nos aeroportos… A Imigração está atenta às pessoas que embarcam em seus voos”, afirmou Rodríguez.  Universidades como San Francisco e Berkeley, na Califórnia, alertaram seus alunos contra viagens ao exterior.

O Escritório Internacional da UC Berkeley disse em seu site que não recomenda viagens internacionais para seus alunos ou funcionários, citando a atual política de imigração como “imprevisível e sujeita a mudanças rápidas”.  Especialistas recomendam que, caso você tenha alguma dúvida, consulte um advogado de imigração antes de tomar qualquer decisão. e você for beneficiário do programa DACA, poderá sair do país desde que tenha permissão de viagem pelo Formulário I-131, concedido pelo USCIS.

Fonte: Brazilian Press