Os ministros Aloysio Nunes Ferreira (Relações Exteriores) e Marcos Jorge de Lima (Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil) começaram hoje (25) as negociações para um acordo de comércio entre o Mercosul (bloco econômico que reúne Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela) a Coreia do Sul. O entedimento foi firmado durante reunião em Seul entre o governo sul-coreano e representantes dos quatro países do bloco latino-americano. O diálogo deve se intensificar no segundo semestre.
O acordo envolve o comércio de bens, serviços, compras governamentais, propriedade intelectual, comércio eletrônico, investimentos, desenvolvimento sustentável e competição. “Trata-se de um passo significativo para aprofundar as importantes relações entre os Estados-Membros do Mercosul e da Coreia do Sul”, informaram em comunicado conjunto, emitido após a reunião, os representantes dos governos de Seul, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
“Reforçar os vínculos através de maiores fluxos de comércio e investimentos é uma expressão do nosso interesse comum na prosperidade, e do nosso compromisso pelo livre comércio e mercados abertos”, acrescenta o documento.
A Coreia do Sul é o 13º destino das exportações brasileiras e o quinto principal país de origem das importações. As exportações brasileiras para a Coreia do Sul são compostas principalmente de produtos básicos, como minérios, milho, soja e algodão, seguidos de manufaturados e semimanufaturados.
