19/01/201810h10A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na madrugada desta sexta-feira (19) uma proposta que impede a paralisação do governo federal, mas a medida ainda precisa ser aprovada até o fim do dia no Senado para entrar em vigor — o que é considerado improvável.
Conhecida pelo termo em inglês “shutdown”, a paralisação afeta diversas setores do governo, levando ao fechamento de agências e parques nacionais, a paralisação de serviços e o adiamento do pagamento de diversos servidores federais. Áreas consideradas essenciais, como os militares, os serviços de saúde, a vigilância sanitária e o controle do tráfego aéreo, não serão atingidas inicialmente.
O problema pode acontecer porque o Congresso não conseguiu aprovar um orçamento para o atual ano fiscal, que começou em outubro. Por isso, os parlamentares já apovaram por três vezes liberações temporárias de verbas para manter o financiamento do governo de Donald Trump.
A última liberação, aprovada em dezembro, só é válida até está sexta, o que obriga os congressistas a autorizarem um novo aumento da verba. A proposta da Câmara permite ao Executivo funcionar por mais um mês, mas há pouca chance dessa medida passar no Senado.
