19/01/201811h32A China vai reprimir esquemas de pirâmide on-line, incluindo especulação disfarçada de criptomoedas e jogos na rede, informou o Ministério da Segurança Pública nesta sexta-feira (19).
O ministério atuará em conjunto com o setor industrial e o departamento comercial para eliminar esquemas do tipo pirâmide —modelo comercial que depende do recrutamento progressivo de pessoas a níveis insustentáveis—, além de punir aqueles que fraudam estudantes e grupos vulneráveis, disse o ministério em comunicado em seu site.
Um tribunal condenou neste mês duas pessoas à prisão perpétua por fraude em um esquema de pirâmide envolvendo 15,6 bilhões de yuans (R$ 7,8 bilhões) e que enganou mais de 200 mil pessoas.
Os reguladores chineses estão agindo para controlar os riscos financeiros associados aos negócios com moedas digitais. Eles já proibiram ofertas iniciais de moedas (ICOs), de criptomoedas e limitaram a exploração de bitcoins, mas a atividade continuou através de canais alternativos.
Governos de diversos países têm buscado formas de regulamentar essas moedas, cujos comportamentos se mostram extremamente voláteis. Só no ano passado, o bitcoin, principal moeda digital no mercado, se valorizou 1.500%.
O governo da Coreia do Sul, fonte crucial para a demanda global por criptomoedas, informou que o comércio das divisas.
