Pular para o conteúdo

Febraban diz que cheque especial pode mudar ainda neste ano

17/01/201816h09Os bancos e o Banco Central anunciaram nesta quarta-feira (17) um trabalho conjunto para reformular o cheque especial com o objetivo de reduzir os juros, como ocorreu no ano passado com mudanças no rotativo do cartão de crédito.
Em nota, a Febraban afirmou que estuda formas de melhorar o ambiente de crédito no país e trabalha para garantir uma redução estrutural do spread —diferença entre as taxas cobradas pelos bancos para conceder crédito e as que pagam para tomar recursos.
O grupo de trabalho foi formado no início do ano passado, conforme a Folha.
“O cheque especial faz parte desse conjunto de ações do setor bancário”, diz trecho do comunicado, acrescentando que as medidas serão anunciadas “neste ano, quando forem concluídas”.
Mais cedo, o BC havia afirmado que os bancos assumiram o compromisso de reformular o instrumento do cheque especial com objetivo de reduzir os juros aos clientes, como ocorreu no ano passado com mudanças que restringiram o rotativo.
O presidente da Febraban, Murilo Portugal, deve se reunir ainda quarta-feira com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Eduardo Guardia.
O movimento confirma reportagem da Reuters publicada em meados do ano passado, quando o Banco Central iniciou discussões com bancos sobre imposição de um prazo máximo para o uso do cheque especial, dentro da estratégia implementada no fim de 2016 pelo presidente do BC, Ilan Goldfajn, para baratear o custo de crédito no país.

Fonte: Folha de S.Paulo