Pular para o conteúdo

Filme revela ideais que levaram a criar bitcoin

19/01/201802h00Se você está considerando se deve ou não investir em bitcoins, o filme “Banco ou Bitcoin”, de Christopher Cannucciari, disponível na Netflix, não deve ajudá-lo muito a tomar a decisão. Mas é justamente por desprezar os movimentos de valorização e desvalorização e outros aspectos práticos das que o documentário acaba revelando o lado mais interessante dessa criptomoeda, os ideais que motivaram seus criadores, as possibilidades que ela descortina e, também, os problemas que já causou.
Não é que as informações essenciais sobre o funcionamento da moeda não estejam presentes no filme. Estão, mas de modo disperso e não muito didático. O foco do diretor não é arregimentar investidores, mas contar a história da bitcoin, enaltecendo o que entende serem suas virtudes e sem esconder os vícios.
Cannucciari mostra como, em meados dos anos 1990, jovens libertários que chamavam a si mesmos de “cypher punks” lançaram a ideia e as bases tecnológicas de uma moeda livre e anônima, que não estaria sob o controle de nenhum banco central.
Foi preciso, porém, que viesse a crise de 2008 e, com ela, a perda de confiança no sistema financeiro, para que a iniciativa realmente avançasse.

Fonte: Folha de S.Paulo