
Em um cenário de dólar alto e inflação, os brasileiros têm dado prioridade a viagens dentro do país, explorando sua variedade de destinos, litorâneos e montanhosos, com estrutura para receber famílias ou prontos para serem descobertos pelos aventureiros.
Um estudo do Google divulgado em março, aliás, aponta que a demanda por passeios mais curtos é uma das tendências para o turismo nos próximos meses.
Para ajudar o leitor na tarefa de desbravar destinos nacionais, cada vez mais em alta depois da pandemia, a Folha lança uma série especial de dez reportagens, a partir desta quinta (20), elencando cem lugares imperdíveis para visitar no Brasil.
Leitores que já se aventuraram em busca de atrações incríveis no território nacional também podem participar da empreitada, enviando suas sugestões por meio do link folha.com/pesquisaseries. Quem compartilhar suas dicas vai receber, em primeira mão, um teaser com detalhes do texto de estreia.
A primeira reportagem da série apresenta dez cachoeiras espalhadas por vários estados do país. A lista elenca desde atrações muito procuradas, como as cataratas do Iguaçu, no Paraná, um dos principais destinos turísticos do Brasil, até uma queda-d’água isolada, ao sul do Parque Nacional da Chapada Diamantina, no interior da Bahia.
A seleção também leva em consideração o grau de dificuldade de acesso aos destinos, apresentando opções que podem ser alcançadas em viagens curtas de carro e outras que dependem de planejamento, incluindo a contratação de guias.
O conteúdo, publicado semanalmente, será exclusivo para assinantes. Ao final da série, as reportagens serão compiladas no formato de ebook –permitindo que o leitor guarde seu conteúdo como um guia para conhecer o melhor do Brasil.
Contemplando diferentes estilos de viagem e viajantes, as atrações serão divididas em temas variados, incluindo praias selvagens e urbanas, cidades históricas, parques naturais e reservas.
O especial vai trazer também indicações do melhor período para visitar os destinos, incluindo recomendações sobre como chegar e aproveitar o melhor de cada localidade.
Fonte: Folha de S.Paulo