19/01/201802h00Tim Cook, presidente-executivo da Apple, anunciou na quarta-feira (17) que os usuários em breve poderão decidir entre um desempenho melhor ou maior duração de bateria em seus iPhones, depois de controvérsias sobre a decisão da empresa de fazer essa escolha em nome deles.
Cook anunciou, à rede de TV ABC, que uma nova versão do sistema operacional iOS, que aciona os aparelhos móveis da companhia, permitirá que os donos de iPhones desativem a parte do software que desacelera o aparelho a fim de estender a duração da bateria. Mas ele disse que não recomendaria que os usuários fizessem essa escolha, pois a empresa desacelera os aparelhos para evitar outros problemas.
A Apple havia declarado anteriormente que desbloquear o aparelho para restaurar seu pleno desempenho sacrificaria a bateria e poderia causar desligamento inesperado do celular.
A atualização deve ser lançada nos próximos meses e distribuída inicialmente aos desenvolvedores de apps.
A Apple é famosa pelo controle severo que exerce sobre seu software, mas se viu forçada a ser mais transparente depois que alguns usuários do iPhone perceberam, no fim de 2017, que novas baterias aceleravam muito o desempenho de seus iPhones.
