Pular para o conteúdo

No Chile, papa diz ter ‘vergonha’ por casos de abuso sexual e pede perdão

16/01/201810h15 – Atualizado às 10h44Em sua primeira fala após chegar no Chile, o papa Francisco pediu desculpas pelos casos de abuso sexual cometidos por padres no país.
“Não posso deixar de manifestar minha dor e vergonha frente ao irreparável dano causado às crianças por parte de ministros da Igreja”, afirmou o pontífice em discurso feito nesta terça-feira (16) ao lado da presidente chilena Michelle Bachelet e outras autoridades.
“Eu estou com meus irmãos bispos para pedir perdão e fazer todos os esforços para apoiar as vítimas, enquanto nos comprometemos a garantir que isto nunca volte a acontecer”, disse ele no palácio presidencial.
O escândalo de abuso sexual no Chile derrubou a no país e se tornou o principal assunto da .
Atualmente, apenas 45% dos chilenos se declaram católicos, uma queda de 20 pontos percentuais em relação a 2010. No país, ele tem ainda sua pior avaliação em toda a América Latina, com nota de 5,3, contra uma média de 6,8 na região, segundo pesquisa do Latinobarómetro.
O escândalo de abuso sexual no Chile começou com as denúncias contra o padre Fernando Karadima, 87, em 2010 e a falta de uma resposta rápida do Vaticano.

Fonte: Folha de S.Paulo