Pular para o conteúdo

Usuário do Facebook vai classificar fontes de notícias mais confiáveis

20/01/201802h00O Facebook anunciou que vai deixar que os usuários classifiquem as fontes de notícias que eles consideram mais confiáveis.
A mudança deve favorecer empresas de mídia mais conhecidas e tidas por mais confiáveis. Não vai, porém, aumentar o total de notícias na rede social, pois uma alteração anunciada na semana passada relegou a segundo plano o jornalismo, ao privilegiar o material compartilhado por amigos e família no feed de notícias (página inicial do usuário).
“Existe muito sensacionalismo, desinformação e polarização no mundo de hoje”, escreveu o presidente-executivo da empresa, Mark Zuckerberg, em um post nesta sexta-feira (19). “Nós decidimos que seria mais objetivo deixar que a comunidade determine quais fontes são amplamente confiáveis.”
O novo sistema de classificação começa a valer na segunda-feira (22) nos EUA, antes de se expandir para os usuários dos demais países.
A alteração é mais uma medida do Facebook para tentar debelar as críticas de que não faz o bastante para impedir a propagação de “fake news” na rede social, que conta com 2 bilhões de usuários.
Uma das questões é se os seus algoritmos não podem ter sido influenciados por conteúdo criado por operadores russos, favorecendo a eleição de Donald Trump em 2016.

Fonte: Folha de S.Paulo