Pular para o conteúdo

Balneário Camboriú projeta crescimento de 15% no número de turistas em relação à alta temporada passada

Praia Central de Balneário Camboriú 1 ano após obra de alargamento, com degrau e lagoa

Praia Central de Balneário Camboriú 1 ano após obra de alargamento, com degrau e lagoa

A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, espera um crescimento entre 12% e 15% no número de turistas neste verão em relação à temporada passada. O secretário em exercício, Thiago Velasques, disse que o alargamento da Praia Central tem trazido mais pessoas à cidade.

A alta temporada em Balneário Camboriú abriu oficialmente no sábado (3). O secretário afirmou que os meses anteriores deram uma prévia otimista sobre o verão.

“No inverno, tivemos bons números. O mês de outubro foi com boa ocupação hoteleira, já mostrou diferencial em relação à temporada passada”, disse. Segundo ele, 26 mil turistas chegaram à cidade em outubro, contando somente os que vieram de ônibus.

Para o réveillon, a rede hoteleira tem atualmente ocupação de 85%, e, para janeiro, 70%. “A gente gosta de frisar que a cidade vem se preparando para receber a demanda, entregando obras e planejamento dentro do cronograma”, afirmou o secretário.

Público na areia da Praia Central, em Balneário Camboriú, em 31 de dezembro de 2021 — Foto: Felipe Sales/NSC TV

Na temporada passada, 1,3 milhão de pessoas visitaram Balneário Camboriú e taxa de ocupação da rede hoteleira ficou em 98% no réveillon de 2021 para 2022.

A projeção de crescimento é de até 15%, mas esse valor pode ser maior. O secretário cita que os turistas do Mercosul (em especial os argentinos) e os estudantes têm ajudado o número de visitantes a subir. Velasques também citou a situação da pandemia da Covid-19, já que não haverá restrições sanitárias.

Banhistas na Praia Central de Balneário Camboriú — Foto: Patrick Rodrigues/NSC

O secretário falou também sobre a abertura do Expocentro de Balneário Camboriú, que trouxa à cidade o público de feiras e exposições. “Não era tão grande antes porque não tínhamos estruturas [para receber essas pessoas]”, disse.

O maior fluxo de turistas deve ser de 26 de dezembro a 15 de janeiro, conforme o secretário. A alta temporada se estende até março.

Alargamento

A obra de alargamento da Praia Central também traz visitantes à cidade, conforme o secretário.

“Balneário Camboriú ficou muito em evidência no pós-alargamento. Os turistas que vieram antes estão se projetando para conhecer [a praia]. O turista que não conhecia ficou sabendo devido ao alargamento”, declarou.

Lagoa aparece na Barra Sul na Praia Central de Balneário Camboriú

Lagoa aparece na Barra Sul na Praia Central de Balneário Camboriú

Ultimamente, o aparecimento de uma lagoa e um “degrau” tem chamado a atenção no local. Neste domingo (4), câmeras de monitoramento mostravam a água acumulada na praia, entre o mar e a calçada, na região da Barra Sul. Os fenômenos, alega a prefeitura, fazem parte do processo de estabilização da praia e já eram esperados.

Mesmo com a disponibilização de vacinas, inclusive doses de reforço, os números da Covid-19 em Santa Catarina subiram no último mês.

Em 5 de novembro, eram 2.034 pacientes em fase de transmissão do vírus. No domingo (4), eram 13.872, segundo números do governo do estado.

O secretário disse que a Vigilância Epidemiológica acompanha a situação e que a cidade tem uma estrutura anexa ao Hospital Ruth Cardoso exclusiva para pacientes da Covid-19 e que haverá aumento do efetivo na Saúde durante a alta temporada.

Na Praia Central, novamente haverá o Centro de Controle Operacional, com várias secretarias, Polícia Militar, Guarda Municipal e profissionais da saúde para atender os visitantes.

VÍDEOS: Alargamento da faixa de areia em Balneário Camboriú

Veja mais notícias do estado no g1 SC

Fonte: G1