Pular para o conteúdo

ETA: Reino Unido alerta brasileiros sobre golpe envolvendo nova autorização de viagem

Bandeira do Reino Unido — Foto: Pexels/Erik Mclean

A embaixada do Reino Unido no Brasil emitiu um alerta direcionado aos viajantes brasileiros sobre golpes envolvendo a solicitação da autorização de viagem eletrônica (ETA, na sigla em inglês), nesta quinta-feira (30). Segundo o órgão, a autorização só deve ser solicitada pelos canais oficiais (veja como ao final da reportagem).

“Estamos cientes de que organizações terceirizadas podem alegar oferecer esses serviços. Incentivamos todos os candidatos a usar apenas o site oficial para garantir uma ETA, para evitar o risco de cair em um golpe”, orientou a embaixada em seu site oficial.

A ETA é obrigatória para os brasileiros que visitam o país desde 8 de janeiro e custa 10 libras esterlinas (aproximadamente R$ 73, na cotação do dia 30 de janeiro). Mas, na última semana, o governo britânico anunciou que está pensando em aumentar o valor para 16 libras (cerca de R$ 116 em 30 de janeiro).

Para que serve a ETA?

A ETA permitirá que os viajantes permaneçam no Reino Unido por até seis meses para os seguintes propósitos, segundo o governo do país:

  • passeio, visita a familiares ou amigos, negócios ou curso acadêmico de curta duração;
  • trabalho no setor criativo por até três meses sob a concessão de visto de trabalhador criativo;
  • visita ao país para um trabalho remunerado permitido (pré-agendado e pré-aprovado);
  • para fazer escala, somente se você precisar passar pelo controle de fronteira do Reino Unido(a princípio, a autorização era necessário para todas as conexões no país, mas o governo voltou atrás e isentou os passageiros em trânsito que não precisem passar por controle de fronteira).

Mas, fique esperto: para ficar mais de 6 meses no Reino Unido, é necessário solicitar um visto.

A ETA tem duração de até 2 anos, desde que ele e o passaporte ao qual ele está vinculado estejam válidos. Se você obtiver um novo passaporte, vai ter que solicitar uma nova ETA.

Vale destacar: a ETA não garante a entrada no Reino Unido. Além dessa autorização, ainda será necessário passar pela imigração britânica.

Como obter a ETA?

A solicitação deve ser feita individualmente, mas pode ser realizada por terceiros, como no caso de crianças.

O processo de solicitação dura cerca de 10 minutos e você vai precisar enviar uma foto do passaporte e do rosto do solicitante. Também será necessário responder algumas perguntas, mas não é preciso inserir detalhes da viagem.

Por fim, será preciso pagar a taxa, o que pode ser feito por cartão de crédito, de débito, Apple Pay ou Google Pay.

Se a autorização for aprovada, você receberá um e-mail confirmando que você tem uma ETA e ela será vinculada ao passaporte com o qual você se inscreveu em cerca de três dias úteis.

Se você precisar viajar com urgência, é possível ir para o Reino Unido enquanto se aguarda uma decisão em relação à ETA. Mas essa solicitação deve ser feita antes da viagem.

Veja mais:

Brasileiros vão precisar pagar por nova autorização de viagem para entrar no Reino Unido

Brasileiros vão precisar pagar por nova autorização de viagem para entrar no Reino Unido

Veja os 10 destinos de viagem que serão tendência em 2025; só tem um brasileiro na lista

Veja os 10 destinos de viagem que serão tendência em 2025; só tem um brasileiro na lista

Uma vez concedido, a ETA é vinculada digitalmente ao passaporte, não sendo necessária uma cópia impressa.

Fonte: G1