No ponto mais alto da Serra de São Mamede fica o vilarejo medieval de Marvão, no Alentejo, um destino que encanta mesmo quando se tem pouco tempo para explorá-lo.
Uma boa pedida é começar o dia no topo da serra para admirar as muralhas centenárias que cercam a vila desde o século 13. De lá, vale visitar o Castelo de Marvão, um dos mais bem preservados de Portugal. Do topo de suas torres, é possível ver os campos alentejanos e a vila, além da Serra da Estrela ao longe em dias claros.

Para apreciar de perto a arquitetura local, dedique um tempo para caminhar pelas ruas de pedra em caminhos que revelam arcos góticos, janelas manuelinas e varandas de ferro forjado. Aqui também vale sentar para um cafézinho antes de seguir caminho para o Museu Municipal, dentro da Igreja de Santa Maria.
De lá, explore a Igreja de Santiago e Capela Renascentista do Espírito Santo, verdadeiras heranças culturais da vila.
Durante o almoço, experimente a autêntica gastronomia alentejana em pratos como as migas e os ensopados de borrego, de preferência acompanhados por vinhos regionais.
Após o almoço, visite as ruínas da Cidade de Ammaia, um sítio arqueológico que revela a idade e história da civilização na região. Durante o entardecer, aproveite para visitar um dos mirantes da vila, como a Torre de Mengem, para assistir o pôr do sol colorindo o céu em tons dourados sobre a paisagem alentejana.
Compartilhe essa matéria via:
Resolva sua viagem aqui
Fonte: Viagem e Turismo