Um drone da agência de notícias Reuter registrou o momento em que presos venezuelanos do centro de detenção de imigrantes de Bluebonnet em Anson (Texas), fizeram sinal de “SOS” como um pedido de socorro. As imagens, captadas na segunda-feira (28), mostram 35 presos formando as letras no pátio do presídio.
No dia 18 de abril, dezenas de detidos receberam notificações de sua deportação sob a alegação de que eles eram integrantes da gangue venezuelana Tren de Aragua. A medida estaria baseada Lei de Inimigos Estrangeiros de 1798, invocada por Trump para justificar esse tipo de ação. No mesmo dia eles embarcaram em um ônibus com destino ao Aeroporto Regional de Abilene, mas uma decisão da Suprema Corte bloqueou temporariamente suas deportações. Os presos voltaram para Bluebonnet, no entanto, ainda correm o risco de serem deportados para a prisão de segurança máxima de El Salvador, caso o Judiciário revogue o bloqueio.
As autoridades de imigração já enviaram mais de 100 pessoas para El Salvador sem permitir que contestassem suas remoções no tribunal. A União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU) está pedindo aos juízes que decidam se o uso da Lei de Inimigos Estrangeiros é legal quando o país não está em guerra.
A Lei de Inimigos Estrangeiros de 1798 foi usada apenas três vezes no passado, durante a Guerra de 1812 contra o Reino Unido, a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial – quando a lei foi usada para justificar a deportação de pessoas de origem japonesa enquanto os Estados Unidos estavam em guerra com o Japão.
The post Presos venezuelanos fazem sinal “SOS” em centro de detenção no Texas appeared first on AcheiUSA.
Fonte: AcheiUSA