O Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) capturou mais de 500 imigrantes ilegais criminosos em uma série de operações de uma semana em Houston, prendendo supostos assassinos, estupradores e traficantes de drogas. A série de operações do ICE resultou na prisão de 646 estrangeiros ilegais, incluindo 543 dos quais foram acusados ou condenados por um crime após entrarem ilegalmente nos Estados Unidos.
O agente especial encarregado das Investigações de Segurança Interna do ICE (HSI) em Houston, Chad Plantz, comemorou as operações, que foram conduzidas em coordenação com a polícia local, o Departamento de Segurança Pública do Texas e diversas agências federais de segurança pública.
“Em apenas uma semana trabalhando ao lado de nossos colegas da polícia federal, estadual e local, os agentes especiais do ICE HSI executaram com sucesso 71 mandados de prisão criminal e fizeram 554 prisões administrativas que incluíam contrabandistas de pessoas presentes ilegalmente, membros de gangues, traficantes de pessoas, criminosos sexuais de crianças, traficantes de drogas e traficantes de armas”, disse Plantz . “Esses esforços coletivos tornaram nossas comunidades locais significativamente mais seguras e fortaleceram nossa segurança nacional e segurança de fronteira.”
Entre os capturados estavam 140 estrangeiros ilegais acusados ou condenados por crimes violentos como homicídio, agressão agravada ou violência doméstica. Outros 34 estrangeiros ilegais foram acusados ou condenados por crimes sexuais, incluindo estupro, agressão sexual agravada de menor ou posse de pornografia infantil.
A operação também resultou na captura de 52 estrangeiros ilegais acusados ou condenados por crimes de drogas, e 38 estrangeiros ilegais foram acusados ou condenados por crimes com armas de fogo. Noventa e três estrangeiros ilegais foram acusados ou condenados por dirigir sob influência de álcool.
“Nos últimos anos, alguns dos fugitivos mais perigosos do mundo, membros de gangues transnacionais e estrangeiros criminosos aproveitaram a crise na fronteira sul da nossa nação para entrar ilegalmente nos EUA”, acusou o diretor do escritório de campo de Houston de operações de remoção e fiscalização do ICE, Bret Bradford. “Após entrarem ilegalmente no país, muitos desses estrangeiros criminosos passaram a cometer crimes violentos e a espalhar terror entre os moradores cumpridores da lei.”
As prisões ocorreram depois que Colony Ridge, um amplo empreendimento imobiliário ao norte de Houston que, segundo o The Daily Wire, atrai imigrantes ilegais, foi recentemente invadido pelo ICE e pelo Departamento de Segurança Pública do Texas, resultando na prisão de 118 imigrantes ilegais.
Fonte: Brazilian Press