Pular para o conteúdo

“Vivam suas vidas sem medo de detenção”, diz prefeito de New York aos imigrantes

O prefeito da cidade de New York, Eric Adams, enviou uma mensagem na sexta-feira aos imigrantes que vivem na cidade para “viverem suas vidas” sem medo de serem detidos pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), que rapidamente aumentou as prisões e expulsões do país sem o devido processo legal sob o governo do presidente Donald Trump.

“O medo está vencendo”, disse Adams durante seu primeiro encontro com a mídia latina na prefeitura, acompanhado pelo vice-prefeito de Habitação de Porto Rico, Adolfo Carrión, e pela vice-prefeita de Assuntos Estratégicos, Ana Almanzar, a primeira mulher dominicana nomeada para esse cargo na cidade.

“Tenho sido consistente com minha mensagem: o ICE não irá às escolas, não irá aos locais de culto, não está nos hospitais”, reiterou o democrata, que tentou sem sucesso repetir “viva sua vida” em espanhol em uma única frase, apesar da ajuda de jornalistas e do próprio Carrión, que escreveu a frase em um pedaço de papel que segurava e mostrou ao oficial.

De acordo com o Gabinete de Assuntos de Imigrantes do Prefeito (MOIA), mais de 400 idiomas são falados nas ruas da cidade.

O prefeito, que disse que buscará a reeleição em novembro como candidato independente, enfatizou que Nova York “tem um histórico de cuidar das pessoas”, independentemente de suas origens, e disse aos imigrantes que eles “não podem ceder ao medo de não conseguir viver suas vidas” devido à campanha de deportação em massa lançada por Trump.

O prefeito é alvo de críticas de grupos pró-imigrantes que o acusam de cooperar com o governo Trump nas prisões de supostos imigrantes indocumentados com antecedentes criminais e de dar sinal verde para o retorno do ICE à Cadeia Municipal de Rikers, em uma cidade que foi declarada “cidade santuário” pela legislatura municipal anos atrás.

Adams convocou uma reunião com a mídia latina, acompanhado pelos únicos vice-prefeitos hispânicos de sua administração, para que eles pudessem explicar em espanhol “suas conquistas” nas áreas de moradia e programas educacionais para crianças em idade pré-escolar, quase quatro anos após o início de sua administração.

Nesse sentido, Carrión destacou que até o final do quadriênio serão criadas 140 mil moradias populares, “mais do que nos últimos 20 anos”, falou da enorme “transformação” que a cidade enfrenta nessa área, em seus cinco condados.

Por sua vez, Almánzar comemorou os avanços na educação infantil e elogiou a destinação de recursos para garantir que 53 mil crianças tenham vaga na pré-escola, afirmando que esse número era de 14 mil durante a gestão anterior da cidade.

Fonte: Brazilian Press