O Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) informou que a partir de 31 de agosto diminuirá em 13.000 o número de funcionários, devido ao grave déficit orçamentário enfrentado pela agência federal.
O USCIS havia revelado em um comunicado à imprensa em junho que estava se preparando para suspender quase 70% de sua força de trabalho.
A agência disse então que cerca de 13.400 dos 20.000 funcionários receberão um aviso de que serão suspensos a partir de 3 de agosto se não receberem recursos do Congresso.
A principal fonte de financiamento do USCIS são taxas para novos pedidos de imigração, mas o serviço presencial foi suspenso em meio à pandemia de coronavírus.
O porta-voz disse que o USCIS registrou uma queda de 50% na receita desde março e estima que os pedidos caem aproximadamente 61% até o final do ano fiscal de 2020.
“Essa queda drástica nas receitas impossibilitou que nossa agência operasse com capacidade total”, afirmou o porta-voz em comunicado no mês passado. “Sem fundos adicionais do Congresso até 3 de agosto, o USCIS não tem escolha a não ser suspender administrativamente uma porção substancial da força de trabalho.”
A agência notificou o Congresso em junho do déficit orçamentário gerado pela pandemia e solicitou US $ 1,2 bilhão em fundos de emergência.
“Devido à recente garantia do Congresso sobre o esforço para fornecer ao USCIS fundos de emergência, podemos adiar a data da liberação administrativa de 3 de agosto de 2020 para 30 de agosto de 2020 para dar ao Congresso mais tempo para agir”, disse ele em um memorando Joseph Edlow, vice-diretor de política.
Edlow disse no documento de pessoal que a mudança foi devido ao aumento da receita desde que a agência relatou pela primeira vez a dispensa. No entanto, ele alertou que a agência ainda exige fundos do Congresso para manter o serviço até o ano fiscal de 2021.
“A solicitação de financiamento do USCIS de US $ 1,2 bilhão permanece inalterada e a agência depende do Congresso para obter fundos de emergência para garantir que o serviço continue sem interrupção”, afirmou a porta-voz da agência, Jessica Collins, em comunicado.
Enquanto o USCIS continua negociando com o Congresso, o governo optou por informar os funcionários sobre a terrível situação. Por lei, os funcionários devem ser notificados pelo menos 30 dias antes da suspensão.
Fonte: Brazilian Press