Pular para o conteúdo

Agricultura na América Latina precisa se modernizar, diz novo presidente do Iica

A agricultura da América Latina precisa se modernizar e se industrializar, incluindo também nesse processo pequenos produtores, para que os países possam se desenvolver e converter-se em atores ainda mais relevantes no comércio mundial, disse hoje (15) o novo diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (Iica), Manuel Otero, ao tomar posse na sede do instituto em San José, na Costa Rica.
De acordo com Otero, as exportações da região representam 13% do comércio agrícola global e um terço das exportações na própria América. “A partir da nossa invejável dotação de recursos naturais e com base nas projeções de aumento de demanda, nosso continente se posiciona como fundamental na garantia, não apenas da segurança alimentar e nutricional mundial, mas também da sustentabilidade ambiental do planeta”, disse ele.
Para que ocupe um papel ainda mais relevante do ponto de vista comercial, o novo diretor-geral defende que a agricultura das Américas promovam uma industrialização inteligente, baseada na ciência e tecnologia. “E para isso tem que haver políticas de incentivo por parte dos Ministérios de Agricultura, com forte apoio dos Ministérios de Ciência e Tecnologia e Indústria para transformar essa produção primária”, disse em entrevista a jornalistas logo após a cerimônia de posse.

Fonte: Agência Brasil