Danuil Miguel da Silva Foto: Paulo AssadA época em que os trabalhadores precisavam ir aos postos procurar vagas de emprego está ficando para trás. Atualmente, as vagas oferecidas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) estão disponíveis por meio de um aplicativo de celular, o Sine Fácil. Resultado de uma parceria entre o Ministério do Trabalho e a Dataprev (empresa de processamento de dados da Previdência Social), a ferramenta digital foi lançada em maio de 2017. Desde então, mais de 230 mil pessoas já foram encaminhadas a processos seletivos.
No caso do Rio, no ano passado, foram oferecidas mais de 60 mil chances de trabalho por meio do serviço eletrônico. As ofertas são geradas pelos postos físicos do Sine, mas os trabalhadores não precisam procurar as agências para se candidatar.
No mesmo período, mais de sete mil trabalhadores do estado foram encaminhados para vagas por meio do aplicativo.
De acordo com informações do Ministério do Trabalho, a quantidade de chances disponível é bastante variável. Ontem, por exemplo, havia mais de duas mil ofertas na plataforma, com destaque para as funções de atendente de loja ou mercado (mais de 800 vagas) e operador de caixa (mais de 500).
As pessoas interessadas podem se inscrever em ate três vagas por vez.
