Direito de imagemAFPImage caption A OMS considera a SARS perigosa ainda que há anos não sejam registrados novos casos A Organização Mundial da Saúde (OMS) revisou sua lista de doenças prioritárias, como faz periodicamente desde 2015. São doenças que, pela falta de remédios e vacinas para combatê-las, têm potencial de se tornarem epidemias e que serão focadas pelos esforços de pesquisas da organização.
O Plano de Ação 2018 P&D trata das estratégias e planos de contingência para fazer frente à ameaça que representam uma série de enfermidades. O documento identifica dez delas e uma “hipótese” como um risco global.
O vírus mortal Nipah, que tem recentemente causado alarde na Índia, foi incluído na lista. E o vírus Zika, que afeta o Brasil, continua entre as principais preocupações da OMS.
Polícia investiga grupos no Facebook suspeitos de incitar suicídio de jovens no BrasilCasal americano entra na Justiça para obrigar filho de 30 anos a sair de casa – e venceVírus Nipah
O vírus Nipah se espalha a partir de morcegos frugíferos. A vítima contrai a doença ao comer frutas que tiveram contato com os morcegos ou outros animais que tenham se contaminado assim.