Direito de imagemReutersImage caption Socialista Pedro Sánchez cumprimenta Mariano Rajoy após votação que determinou troca de poder na Espanha Mariano Rajoy é o primeiro chefe de governo da história da Espanha a perder o cargo após uma moção de censura.
Em votação na manhã desta sexta-feira, no Parlamento, 180 deputados foram a favor de sua saída e 169 contra(houve uma abstenção). Eram necessários 176 votos (um voto a mais da metade dos 350 deputados).
“Foi uma honra ser presidente do país e deixar uma Espanha melhor que encontrei”, disse Rajoy, que estava no cargo desde 2011.
A moção de censura contra Rajoy foi apresentada pelo líder oposicionista Pedro Sánchez, que agora assume o cargo de premiê espanhol. A oposição pressionava pela saída do premiê por causa do escândalo de corrupção envolvendo o partido do agora ex-premiê, o conservador Partido Popular (PP). A trajetória de Pedro Parente, de ‘presidenciável’ a bode expiatório da greve dos caminhoneirosQuem é a bisavó prisioneira por quem Kim Kardashian pediu perdão a TrumpQuem é a bisavó prisioneira por quem Kim Kardashian pediu perdão a TrumpA possibilidade cada vez mais real de termos zoológicos de animais extintosO escândalo ficou conhecido como a “trama Gürtel” e é classificado com um dos maiores casos de corrupção na Espanha.