
Um estudo recente revelou que o coronavírus pode viver em papelão por até 24 horas
A quantidade crescente de informações que estão sendo tornadas públicas sobre trabalhadores em galpões de grandes empresas de comércio eletrônico que testaram positivos para o coronavírus tem provocado preocupação. Além daqueles que trabalham nos armazéns, a atenção voltou-se para os trabalhadores que realizam entregas nas portas das residências. As informações são da HealthU.
Um estudo recente revelou que o coronavírus pode viver em papelão por até 24 horas. Portanto, as caixas deixadas nas portas das casas podem expor as pessoas ao COVID-19?
. Probabilidade de contaminação:
“De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), os riscos de transmissão de coronavírus a partir de um pacote são muito baixos, mas isso não significa que seja impossível”, disse o Dr. Elliot Frank, especialista em doenças infecciosas e diretor do Jersey Shore University Medical Center. “Isso ocorre porque geralmente se acredita que o vírus se espalhe com maior frequência por gotículas respiratórias que são transmitidas por espirros e tosse”.
Vale lembrar que os pacotes geralmente são enviados por um período de dias ou semanas e não é provável que o vírus sobreviva neles enquanto expostos no armazém. O risco surge mais entre a coleta pelo entregador, a entrega em casa e a partir de então.
“Mesmo que o seu entregador ou carteiro não esteja apresentando sintomas, ele ainda pode estar portando o vírus e transmitindo bactérias sem saber”, acrescentou o Dr. Frank. “Se você estiver tocando em itens que outra pessoa manipulou recentemente, esteja ciente de uma possível contaminação e tome medidas preventivas para proteger você e sua família”.
. Cuidados com pacotes e correspondências após a entrega:
. Evite o contato direto com o entregador;
. Deixe a embalagem fora por algumas horas e/ou pulverize-a com desinfetante aerossol antes de manusear;
. Descarte todas as embalagens externas imediatamente;
. Lave bem as mãos por 20 segundos ou mais;
. Desinfecte todas as superfícies com as quais você teve contato após o manuseio;
. Evite tocar seu rosto, incluindo sua boca, olhos e nariz.
. Há informações sobre a transmissão através de outras superfícies?
Além da capacidade de sobrevivência em papelão, o estudo também descobriu que o COVID-19 é detectável por um período prolongado em outras superfícies, mas isso pode variar sob diferentes condições, como temperatura ou umidade do ambiente:
. Ar: 3 horas
. Cobre: 4 horas
. Aço inoxidável: 2-3 dias
. Plástico: 3 dias
À medida que se aprende mais sobre a transmissão, é importante continuar seguindo as recomendações do CDC para limpar e desinfetar superfícies e objetos frequentemente tocados diariamente, como maçanetas, interruptores de luz, bancadas e puxadores de armários, além de continuar com a higiene das mãos.
Fonte: Brazilian Voice